HOJE É DIA

Fiquei sabendo através do jornal que o calendário oficial do Brasil tem datas comemorativas para todos os dias do ano. Eu sabia que determinados segmentos são homenageados, mas tantos segmentos assim para todos os dias do ano, confesso que eu não tinha a mínima ideia de que isso existe. O que me chamou a atenção foi exatamente um destes segmentos.

No dia 10 de outubro comemora-se, segundo este calendário oficial, o Dia da Honestidade. Ao saber disto, “me caiu os butiá do bolso”. Esta é uma expressão regionalista típica do Rio Grande do Sul, a qual significa que uma pessoa ficou estupefata, incrédula diante de algum fato. A expressão é usada porque o butiá é uma fruta pequena, um pouco maior do que uma bola de gude, o que dá a ideia de que quando se para de supetão, os butiás caem facilmente do bolso.

Regionalismo a parte, esta comemoração me espanta. A quem interessar possa o porquê do meu espanto, leia atentamente. Em fevereiro deste ano, um morador de rua americano devolveu um anel de diamante a uma mulher. Ela o deixou cair ao dar uma esmola ao homem. Resultado? O noivo dela ficou tão grato com a honestidade do morador de rua, que montou uma conta num site que arrecada doações para boas causas. Mais de seis mil pessoas fizeram doações.

O que moveu este morador de rua não foi a possibilidade de ganhar um dindin. Ele é simplesmente uma pessoa honesta. Ponto. Não se apossa do que não é dele. Eu mesma já devolvi uma carteira com muito dinheiro e com todos os documentos. Não fui recompensada com bens materiais. Meu maior presente foi ver a expressão de alívio no rosto do homem para quem devolvi o objeto perdido. Entendi perfeitamente. Afinal, quer dor de cabeça maior do que ter que refazer todos os documentos?

Por que então histórias como a deste morador de rua, e de tantas outras pessoas que acharam malas e sacolas com dinheiro, param no noticiário? Simplesmente por que, especialmente nos dias de hoje, gestos assim se tornaram um verdadeiro artigo de luxo. Por serem considerados raros, fazem os butiás caírem dos bolsos de qualquer um. E olha que nem é preciso ser gaúcho para isto acontecer.

A raridade, porém, não justifica a criação do dia. Honestidade é para ser celebrada todos os dias. E não estou falando somente da honestidade em relação a não roubar. Falo também das situações quando estamos aconselhando alguém, por exemplo. Ao dizer a um amigo seja honesto consigo mesmo, estamos abrindo seus olhos.

Portanto, senhora ou senhorita honestidade, qualquer que seja seu título, não cantarei parabéns pra você no próximo dia 10. Não me leve a mal, mas tenho certeza de que você me entende. Nossas mais sinceras homenagens devem acontecer todos os dias. Agora, se por acaso alguém quiser fazer uma festinha para você, espero que muitos políticos brasileiros sejam convidados. Sem mais delongas, Feliz Aniversário.

Angela Schreiber
Enviado por Angela Schreiber em 06/10/2013
Código do texto: T4513774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.