HOMEM INTELIGENTE

Vivemos num tempo onde a inteligência é muito valorizada, paga-se pela inteligência, os inteligentes são disputados. Acho que não seria exagero afirmar que a inteligência do homem é que move a sociedade. Toda ideia bem sucedida é resultado da inteligência de alguém, alguém pensou, repensou e finalmente executou. São essas ideias colocadas em prática, que têm transformado o mundo.

Ao estabelecermos um valor para a inteligência precisamos entender que esta difere da sabedoria. Precisamos entender que nem tudo que leva nome de inteligência é sabedoria. A inteligência está ligada à razão, ao conhecimento adquirido com a mente.

Quando não entendemos que a sabedoria possui maior valor do que a inteligência, corremos o risco de nos tornarmos inteligentes vazios.

Certo dia, que não vai muito longe, quatro jovens de classe média alta voltavam de uma festa quando viram um homem dormindo num ponto de ônibus. Um deles teve uma ideia, e os outros concordaram. Jogaram três litros de álcool e atearam fogo em cima da vítima. O homem virou uma tocha humana, enquanto os jovens fugiam rindo às gargalhadas.

O quadro descrito não é uma história criada para fazer um filme de terror. Aconteceu na capital de um grande país. Os advogados dos jovens presos alegaram que os seus clientes não queriam cometer um crime, “só queriam se divertir”.

Quase vinte e três séculos atrás, Salomão descreveu esse tipo de pessoas. Só faltou colocar o nome delas. Existe gente que só quer “se divertir”, mas que vai deixando um rastro de dor, sangue e sofrimento em pessoas inocentes.

Alguém um dia disse: A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre.

A paternidade é um dom do qual, um dia, o ser humano, terá que prestar conta.

Quando o fundamento é Cristo, valores espirituais tornam-se parte da educação. Não apenas valores morais. Geralmente, a pessoa é moral para os outros. Mas é espiritual para Deus, que tudo vê. É possível ter valores morais e não espirituais. Mas é impossível ser espiritual e não ter valores morais.