O Homem Parado - Dois
O homem de terno preto bem cortado, gravata com listras vermelhas, azuis e brancas, caminhava apressado pela calçada da grande cidade.
Seus olhos faiscavam de raiva, de vermelho seu rosto iria explodir, as veias do pescoço exaltadas faziam circular o sangue que fervia. Os passos eram largos com o sapato macio de uma grife famosa. O homem segurava firme uma pasta volumosa debaixo de seu braço. A pasta estampava em letras garrafais o nome do seu escritório.
Estava irritado, não via a hora de voltar ao escritório. Para fazer um pouco de exercício e ver se gastava um pouco de gordura adquirida por comemorar os lucros do escritório, foi a pé até o tribunal. Arrependeu-se. Agora tinha que percorrer umas 15 quadras. Estava ofegante ao andar as três primeiras quadras.
Sem avisar, o homem irritado parou. Ficou parado. Irritado continuava. Algumas pessoas alvoraçadas passavam por ele, outras começaram a parar ao lado dele. As pessoas estavam em silêncio. Ele ficou absorto. Quem parava também. Alguns minutos passaram, ele parado, as pessoas paradas.
Neste tempo parado, seu coração começou a bater mais tranquilo e as veias do pescoço voltaram ao normal. Seu semblante, mais ameno. Esquecera-se de Juli. Era o primeiro emprego de Juli, a bonita secretária, quase 17anos, e primeiro mês de trabalho.
Uma música andina lhe acalmou. As melodias do charango, a batida do tambor, o som da flauta de pã e da quena, juntamente com os músicos em seus coloridos trajes enfeitados, tornaram o meio da praça um templo andino de serenidade e de paz. A tensão do homem parado sumiu e sua alma relaxou.
Ele escutou uma, depois outra música. A música parou. Os músicos também precisam sobreviver. O homem parado procurou nos bolsos e lembrou que não havia sacado dinheiro no banco.
O homem parado voltou a caminhar, agora tranquilo. Enquanto caminhava sua paz começou a se esvair. Acelerou novamente seus passos. As veias do pescoço não se exaltaram, mas de hoje a nova secretaria não iria passar. Era a segunda vez na semana que ela lhe passava uma data de audiência errada. A primeira ele perdeu o dia, chegou dois dias depois. E hoje chegou com um dia de antecedência. Ele não gostava da falta de atenção das secretárias. E por isso era a quinta secretaria do ano.
Elas não gostavam do salário mínimo que recebiam.