D E P R E S S Ã O.

Um mar tristonho, cinzento, escuro, sempre com horizontes ameaçadores são os mares navegados pelos depressivos.

Ninguém é depressivo por querer, são fatos que despontam nas vidas das pessoas. Fragilizadas pelas ocorrências da vida se tornam fóbicas, amedrontadas. Desde crianças os medos são maiores do que o comum. No correr da vida se avolumam os medos.

É difícil enfrentar a vida e suas emoções. Costumo dizer que viver dá trabalho. E além de não serem todos que querem trabalhar para viver, esse tipo de trabalho é difícil de exercer, lidar com a vida e seus contingentes, suas surpresas, Para o frágil bem complicado, para o fraco, já assim nascido, esse enfrentamento é desastroso, sucumbe aos poucos, e não há terapia ou química que resolva.

O passar dos anos piora esse estado. Não é um estado somente originário, é também adquirido. Conheço pessoas que têm esse problema e como causa a origem, desde pequenos são fóbicos e restaram depressivos em alto grau, estão enclausurados, não veem nem mesmo o sol, vivem encerrados em catacumbas como vivos-mortos. Trata-se de origem ou assim se tornaram por outros fatores da superveniência do viver. A aposentadoria é um desses fatores.

Me aposentei cedo, alguns esperam a chamada “expulsória” , aposentadoria compulsória obrigatória aos setenta anos para se aposentarem. É um desastre. Ontem encontrei um desses caminhando pela rua de cabeça baixa, mergulhado em depressão. Parei e conversei e tentei alegrá-lo; difícil. Pelo menos está na rua caminhando. Disse que estava se desintoxicando, vendo a natureza, mas o encontrei de cabeça baixa, voltada para o chão, mas disse a ele, que bom (!) ambientes colegiados intoxicam. Conheço também quem mergulhou em profunda depressão e se encarcerou em casa faz mais de trinta anos. Uma vida de remédios, álcool, drogas, etc.

Vejo na internet, que salva um pouco essas pessoas colocando-as em contato com um mundo do qual se desligaram, um grande contingente com esse problema. É difícil tirar essas pessoas dessa aflição que faz sofrer, praticamente impossível quando se tem mais idade.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 04/10/2013
Reeditado em 04/10/2013
Código do texto: T4510632
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.