Fotos? Cuidado!

Quem não gosta de ver fotos de mulheres bonitas? Os homens, com algumas exceções, adoram. As mulheres, bem... As mulheres - quase todas, fingem que gostam. E quando a fotografia estampada em alguma revista ficou linda, vem o comentário: - Ah, mas aí tem fotoshop, só pode!

A primeira coisa que uma mulher faz ao saber que será fotografada em algum evento é arrumar o cabelo, depois passar um batom, com cor suave, e finalmente ensaiar um sorriso. Mas que sorriso dessa vez? Aquele do Olhar 43? Ele vai acabar revelando que você, ou está prestes a completar ou já passou dos 40.

Da Mona Lisa? Perigoso. Pode ficar com cara de quem colocou botox em dose exagerada.

Mas deixa pra lá... Depois ela confere e decide de qual foto gostou mais e aproveitar para jogar nas redes sociais. As ruins, “delete por favor”.

E todas esquecem de colocar os seios no lugar, arrumar a gola, endireitar a corrente no pescoço, conferir os brincos...

Uma dica: se pretendes sair na foto sorrindo, aquele sorriso verdadeiro, diga qualquer palavra que comece com X. Você vai descobrir por quê.

É bom lembrar que não existem excelentes fotógrafos. Existem - e são caríssimas, excelentes câmeras fotográficas. E artistas em computação gráfica que alteram quase tudo. Mas lembre-se: fotografia é como você quer ser lembrada amanhã. Mais: um momento congelado; a estagnação do tempo a seu modo.

Outro alerta: cuidado com o que pode aparecer contra sua vontade atrás de você. Dia desses, seis amigas que há tempo não se viam resolveram registrar o 'grande momento' na pracinha da cidade. E no fundo da fotografia apareceu uma faixa com letras bem visíveis: AQUINAZONA. Na verdade a faixa dizia: CONHEÇA ESSA MAQUINAZONA.

Era uma concessionária de motos importadas no outro lado da rua e as primeiras letras ficaram fora de foco.

Portanto...