''... GRIÔS DE TOMÉ ''

" Eles vinham sem muita conversa, sem muito explicar...". Mais parecia profecia.

Eu nem sabia da tal Reunião para Discutir a Segurança Pública da Comunidade.

Cheguei como sempre. Como não disponho do telefone do Espaço Quilombo. Me pico cedo. Pego um dos primeiros ônibus que passa na Linha Oito. E zás. 1 hora e 1/2 depois tô lá.

Como é um espaço Sócio, Político e Cultural, está sempre aberto a comunidade. Era o que estava marcado para aquele domingo de sol. A situação de Violência tem aumentado consideravelmente nas comunidades afastadas do centro em nossa cidade.

Moradores e Comerciantes haviam sido convocados para debater soluções. E se fizeram presentes. Homens, Mulheres, Jovens e Idosos. E como a convocação dizia, trazer mais um. Eles ali estavam.

Propostas e dicas de soluções devidamente anotadas, apos o fim da reunião, resolvemos esticar as canelas "bater perna" nas redondezas.

Saímos em bandos. Uns para lá, outros pra cá, outros para acolá.

Eu por sorte ou azar, não sei ainda. (costumo dizer que nada acontece por acaso), sai com um grupo de aproximadamente 8 senhores. Todos moradores antigos da região.

Paramos sob uma sombrosa amendoeira. Em baixo dela, algumas mesas, cadeiras e vários isopores.

Resolvemos que ali iriamos bater um papo para nos conhecermos melhor e claro, num sol retado daquele, bebermos algumas cervejas.

Já é de praxe. Roda de conversa, risadas, piadas e causos. E como em volta da mesa eu era o mais moço, ficou por conta deles iniciarem as histórias e estórias. Ouvi de tudo um pouco. Desde piadas de salão, a histórias de vida.

Eu que venho de uma tradição de ouvir e contar histórias, estórias e causos, não me dei por rogado. Aprendi muito, ensinei também, o suficiente para deixar velhos novos amigos na jornada. Jornada essa que tenho certeza que só está começando.

Abraxé.