INSANIDADE. SANIDADE.
Uma das melhores coisas como reflexão que vi ultimamente. O rabino Adin Steinsaltz entrevistado falando sobre vários temas. É o tradutor do Talmude em adaptação para o hebraico e para as línguas em curso, o que era uma heresia, tradução feita em quarenta e cinco anos.
É um especialista em leis antigas desde Maimonides, pensador espanhol da idade média. Desponta de sua enorme experiência como pessoa investigativa em todos os setores humanos, a certeza de que nada saberá que ocorrerá em dois dias, muito menos para a humanidade. Que muitos esperam respostas que não podem ser dadas. Estamos em um mundo de mais respostas que perguntas, mas é tolo perguntar sabendo que nada se vai achar. Afirma que a ciência é insana e dogmáticos os cientistas, fanáticos. E iniciou a vida como cientista, antes de ser rabino.
Faz parte da insanidade a ciência quando supõe que as coisas são mais do que são. Não há ciência com letra maiúscula, disse. A ciência se limita a tratar de um certo número de assuntos e por isso funciona.
Creio que funciona mal e pretensamente, estou com ele. Ainda engatinha, só o néscio não percebe.
Com gigantesca propriedade ensina que uma das coisas mais difíceis de definir é a sanidade, ou seja, a capacidade de manter coisas diferentes em certa harmonia. A loucura, arrematou, é de fácil definição.
Nada de tão claro em tão poucas palavras, é o núcleo gravitacional de toda a sociedade, manter em equilíbrio coisas diferentes; sanidade.
Fiquei altamente impressionado com a entrevista que assisti no programa Milênio. Quanto à internet entende que uma das melhores formas de espalhar ignorância é dar informação demais, pois não é absorvida. PERFEITO !
Qual informação melhor, a da Wikpedia ou de uma enciclopédia? Qual a melhor, indaga?
Não há como contestar.
--------------------------------------------------------------------------
PARA QUEM QUISER VER A FANTÁSTICA E ILUMINADA ENTREVISTA ESSE É O LINK.
http://globotv.globo.com/globonews/milenio/v/adin-steinsaltz-fala-da-importancia-do-questionamento-da-realidade/2372945/