MAIS PROTESTOS RJ... PORRA É?!
Porra é essa!? Mais “protestos” (vandalismo) no RJ. Continuo com a mesma opinião: black blocs x PM. Tô com a PM. Marginalzinho disfarçado de manifestante é tão imundo quanto político ladrão. Na verdade, nesse caso do Brasil, tendo em vista as bases ideológicos de quem está no poder com a das lideranças da manifestação, É A MESMA COISA. É um contrassenso: a maioria desses manifestantes, principalmente os que lideram os vandalismos (“protestos”), apoiam os mensaleiros. COMPLICADO!
Enfim, eu apoio que a policia meta cacetada em manifestante marginal e vândalo, da mesma forma que apoio que político bandido e ladrão vá pra cadeia. Entre a baderna e a ordem, eu prefiro a ordem. Entendam: DEMOCRACIA é um regime de normas, não de liberdades extremas. Até porque liberdade extrema não é liberdade, é opressão (e se for pelo povo, passa de soberania popular à tirania popular). Ora, o pressuposto máximo da liberdade individual é a limitação da liberdade alheia. Uma vida em sociedade com liberdade se mostra no esbarro das mesmas. Uma respeitando a outra.
A minha liberdade não pode chocar a liberdade alheia e vice-versa. Enfim, como digo: liberdade não é fazer tudo o que queremos ou achamos que podemos ou devemos, por sermos ou achar que somos "oprimidos" e vítimas sem culpa alguma do sistema (quando muitas vezes essa opressão e exploração é culpa nossa). Ou vai dizer que nesses protestos não tem gente que adora o Lula, o FHC, o PT, o PSDB ou o Zé Dirceu e que aplaudiu os "embargos infringentes"??)... Liberdade não é se colocar na defensiva, se fazer de coitadinho (quando muitas vezes se é vilão) e achar que a balbúrdia e a violência são as justificativas; liberdade é fazer o que devemos fazer em respeito às liberdades alheias e ao patrimônio público. Fico muito puto quando revoltadinho depreda bens públicos pagos não só com o dinheiro deles, mas também com o dinheiro da MAIORIA que desaprova vossos atos. Fico puto quando sei que meu dinheiro gasto numa vidraça vira pó de vidro.
Política é um lugar de negociações, normas e leis; não um lugar em que deve imperar a violência e a vingança! Aprendamos isso, pelo amor de Deus!
Sempre que tem esses “protestos”, me vem a cabeça o posicionamento de Felipe Moura Brasil:
“E o manifestante idiota dos 20 centavos, vendo os mensaleiros impunes, agora pensa: ‘Pelo menos eu fiz a minha parte!’
Fez mesmo: #vemprarua comemorar com José Dirceu, vem...”