TERCEIRA IDADE – UMA PIADA
Por Carlos Sena


 
Terceira idade é uma piada: só há idade! Pronto. Boa idade é outra piada: toda idade é boa e só depende de quem a tem. Envelhecer: outra piada. Porque desde que a gente nasce que já começa envelhecer. Idoso: outra piada, pois todos que tem idade são idosos. Existir: única coisa que não é piada. Mas, pode ser. Existir vira piada quando se segrega gente em rótulos: gay, velho, negro, pobre, judeu, mulher, o diabo a cinco. Por que só a quatro? Mas, certamente, isso é piada de mau gosto, ou “peiada” mesmo. Coisa de cabra de peia, como se costuma falar no Nordeste. Assim, terceira idade é piada amena e que tenta mascarar a palavra velho. Mas por que não “velho”? Mesmo a expressão “velho” termina virando piada, porque se nasce criança, se fica adulto e se fica velho – expressão que a sociedade de dconsumo vive recriando sob vários outros rótulos, exatamente para se-gre-gar. Por que não “se-grega”? – Porque segregar dá lucro, condena pessoas ao porão da vida para que elas morram depressa e o “estoque” deles seja renovado. Por isso, tudo nos parece piada de péssimo gosto: segregar pessoas iguais na idade avançada para que elas não possam passar experiências aos jovens! Isso se dá, naturalmente, na lógica estigmatizadora da terceira idade, da boa idade ou que nome sirva de sinônimo. Acaba-se com essa “peiada” de mau gosto fazendo como alguns países europeus fazem: estimulam a convivência entre moços, moças, jovens, velhos, tudo junto trocando saberes e sendo felizes no coletivo...