A Difícil Arte de Responder Sinceramente

Tenho uma amiga que é espírita umbandista e um dia ela me fez a seguinte pergunta: existe reencarnação? Eu não pude respondê-la naquele instante, pois estava de saída para um compromisso com hora marcada, mas prometi que no dia seguinte, que seria um domingo, eu ligaria para ela a fim de elucidar a questão. Eis que na tarde daquele domingo com a bíblia na mão liguei para ela e comecei a explicar sobre a reencarnação, nós os cristãos não acreditamos em reencarnação, pois a bíblia é clara no assunto. E no decorrer do bate papo vieram outros assuntos tais como a morte de Jesus na cruz em expiação dos nossos pecados, a situação de Maria, que era virgem, mas depois do nascimento de Jesus teve outros filhos; e ela me fez muitas perguntas. A nossa conversa estendeu-se exatamente por uma hora e seis minutos. Quase no final da conversa ela me perguntou sobre o poder de Nossa Senhora, e eu na maior ingenuidade e sinceridade respondi-lhe: Nossa Senhora é uma morta como outra qualquer, ela está como os outros mortos aguardando a volta de Jesus para ser ressuscitada e ter o seu corpo transformado e glorificado e viver eternamente no céu. O clima ficou tenso, e ela me deu a seguinte resposta: não adianta, eu vou continuar adorando Nossa Senhora, pois eu creio no poder dela e nada nem ninguém vai fazer eu pensar diferente, se eu tiver que ir para o inferno, eu vou e serei muito feliz lá. Neste momento cheguei a ficar arrepiada, pois ela não tem a menor noção do que seja o inferno. No inferno terá pranto, ranger de dentes e sofrimento eterno.

Admito que não deveria ter respondido dessa forma, foi falta de habilidade da minha parte em falar sobre algo que é venerado pelo outro, mas em contrapartida eu simplesmente respondi a pergunta que tinha sido feita da forma que creio, e também porque ela perguntou, se ela não tivesse perguntado nada, eu jamais teria respondido desse jeito. Conversando com outras pessoas sobre o ocorrido, muitos me tranquilizaram dizendo que qualquer que fosse a minha resposta a reação dela seria a mesma, pois ela esperava que eu fosse enaltecer Nossa Senhora, como eu não fiz isso perdi a amiga.

Dalva dos Santos
Enviado por Dalva dos Santos em 30/09/2013
Código do texto: T4505682
Classificação de conteúdo: seguro