O LIVRO DA VIDA
A vida é, sem sombra de dúvidas, um livro em branco que vamos preenchendo, minuto a minuto, de acordo com nossas opções e influenciados com com o que encontramos no decorrer do caminho. A caneta pode ser preta, pode ser colorida, a letra impecável ou não, os erros e acertos ficam gravados, porque esse livro não admite rascunhos. Ninguém consegue um mesmo começo e fazer exatamente igual a história ali gravada. Talvez por isso, o ser humano acabe incorporando sentimentos muitas vezes destrutivos ao acumular culpas, mágoas, desilusões. As sequelas, queiramos ou não, atingem a alma como espinhos que, ao serem tocados, reabrem a ferida que, muitas vezes, leva anos para cicatrizar. Porém, como contrapeso, temos o livre arbítrio, um instrumento poderoso que nos permite sempre recomeçar. Não para trilhar o que já foi, mas para fazer diferente o que é, escrevendo um novo caminho que nos permita transmutar pensamentos e atitudes.
A vida é, também sem sombra de dúvidas, um constante recomeço. E em cada recomeço, novas folhas vão sendo preenchidas. Recomeçamos a cada dia e podemos, entre o nascer e o por do sol, aparar arestas, superar preconceitos, amar mais, compreender mais, fazermos mais e sermos mais felizes. E a cada superação sentimos a força, a paz e a luz se apoderarem do nosso interior, de tal forma que, mesmo tropeçando, a dor será menor e das quedas saberemos levantar com mais vigor.
O livro da vida está em nossas mãos e é infinito. É manual e sensível. Não tem co-autoria. Ele é único assim como nós, seus autores.