Minha amiga Vida e minha amiga Morte
Algum tempo atrás estava conversando com um amigo meu, e ele estava falando sobre um episódio que me chamou a atenção, resolvi escrever, porque achei interessante, espero que você goste.
- Ei, o que você está fazendo sentado ai?
- O que estou fazendo aqui? Estou descansando, depois do trabalho que tive pra sair desta cova.
- Cova? Que cova?
- Ué? Esta cova que você me perguntou o porquê de eu estar sentado nela.
- Tá bom, já entendi! – é mais um destes loucos que ficam rondando por aqui, ele pensou – faz o seguinte: saia daí, antes que eu te enterre novamente.
- Ah fala sério! Você não acredita no que estou falando, não é? Já que você está duvidando então dê uma olhada aqui dentro.
- Mas... Mas... Como? Já sei! Você roubou o defunto, cadê ele?
- Não é possível, como seria possível alguém roubar algum defunto aqui? Falai?
- Mas mesmo assim, não acredito que um defunto voltou à Vida.
- Tá bom, vou tentar provar. Eu acordei já faz um tempo, quando vi que estava dentro de um caixão, que por sinal é muito maior do que meu corpo magro, acho que deve ser daquele vizinho de casa que tinha comprado um caixão na promoção...
- hahahaha... Essa é boa, comprar caixão na promoção.
- Pois é, como estava dizendo, ai quando acordei vi que tinha alguma coisa há mais, era uma pá...
- Uma pá?
- Isso! Esta pá aqui.
- Ah! Espere um pouco, acho que a conheço...
Viche!!! Estava procurando por ela, acho que quando eu fui enterrar este caixão, ele estava aberto e tive que fechar, mas quando fui fechar escorreguei, ai a pá caiu de minha mão, mas, não achei, mas tinha outra do lado, e também estava com pressa, porque ia passar o filme, Jason Sexta Feira 13...
Ah! Mas não importa, o que importa é que eu achei ela, a minha companheira!
- Não! Fui eu que a achei, nem vem com essa! Mas beleza!
Como estava dizendo, eu então peguei a pá e comecei a bater até o estado que você esta vendo agora.
- Espere ai, ontem enterrei neste mesmo lugar, uma pessoa parecida com você... Mas mesmo assim, você quer-me dizer que estava vivo, só que, como você conseguiu respirar ai dentro?
- Simples... Você reparou que este caixão está com um buraco aqui no pé não é?
- Sim!
- Então, e também você reparou que fez um serviço tão ruim, que além do buraco ser raso para o tamanho do caixão, você nem fez questão de tirar a pedra que está por debaixo e também nem cobriu o caixão direito. Foi por isso que respirei!
- Mas foi por causa do Jason.
- Sei, mas em fim, preciso ir, porque tenho muito a fazer.
- Muito a fazer? Fazer o que? A Vida resuma-se em uma coisa, morrer. Depois você vai morrer mesmo, por que viver mais um pouco?
- Porque viver mais um pouco? Você só pode estar de brincadeira comigo, e as pessoas que você ama? As coisas que só você pode fazer, da sua forma? O valor que você tem neste mundo?
- Que pessoas? Que coisas? Que importância?
- Sim! Já sei, pensei que eu era o morto aqui. Você não tem família? Filhos? Netos? Sei lá, namorada ou alguém?
- Não!
- Meu Deus! Como é possível isto! Quanto tempo você trabalha aqui?
- Olha, aqui 20 anos, mas meu pai era coveiro, minha mãe morreu quando nasci, e nós vivemos por longos 23 anos em outro cemitério.
- Sério?
- Sim! Aprendi este mesmo ofício com ele, e também tive a infelicidade de enterrá-lo.
- Nossa! Que coisa triste.
- Não, na realidade a Vida se resume em uma coisa, a Morte, e ela é a razão por eu estar aqui e os meus amigos são todos estes que você está vendo. Pelo menos eles são o que são e sem mascaras.
- Não, Vida é o quanto você consegue amar, o quanto você consegue dar razão de viver para outras pessoas e o quanto você consegue sentir o calor que ela produz a quem quer sentir isto.
- Sim, pode ser, mas prefiro ficar aqui, eu me sinto bem com a minha amiga.
- Então deixa eu ir, antes que sua amiga me pegue! Tchau e boa sorte!
Então, o meu amigo me falou que, tempos depois, ele ficou sabendo que o defunto foi traído pela Vida que o entregou a sua inimiga Morte, e também o coveiro foi traído pela mesma Morte que era a sua amiga.