O Próximo Pleito
Há muitos partidos, poucos candidatos, e estes já estão desgastados; não inspiram confiança. A corrida para a presidência da República passa por um afunilamento onde no máximo três chegam à disputa final. Os demais só se beneficiam dela.
Onde estão os homens de bem deste país, que não se manifestam e deixam-se representar por essa corja de salafrários? Os partidos fazem conchavos e apresentam as mesmas figuras, velhas raposas ou alguns oportunistas, caroneiros, gente sem expressão que se vale de alguma soma de votos em eleições passadas para pleitear o mais alto cargo do poder.
Dilma teve muita sorte ao eleger-se. E tudo indica que dobrará o mandato. O povo é cego e, quando enxerga, é burro. Nada abala a estrutura do governo petista. Ninguém foi às ruas indignado pelo mensalão. Não se ouviu uma voz sequer contra a desastrosa decisão da Suprema Corte. O Ministro Celso de Mello intimidou a voz das ruas. Nem um candidato sequer contempla ampla simpatia e preferência do eleitorado. Dilma é aquela a quem se diz: se não tem tu, vai tu mesma. Aécio Neves, só por milagre. Perdeu a vez quando o chato José Serra o atropelou e se fodeu em 2010. É um cara cheio de boas intenções, mas não tem carisma. O povo quer uma cara risonha, uma língua solta (mesmo falando errado) mas que o impressione.
Agora vem de novo essa Marina que não se pintou, mostrando a cara pálida, a expressão anêmica, mas a voz afiada, prometendo mundos e fundos para salvar o planeta. Que porra é essa? De que espécie é formada esta Nação, ultimamente representada por essa espécie de gente? Onde estão os homens e mulheres dignos e capazes deste país? Para que estudaram e se prepararam? Para votar nos analfabetos e serem governados por eles. E, quando não analfabetos, canalhas corruptos.
Há uma descrença geral pela classe política, porque ela mesma não sabe se representar condignamente. Os Poderes Executivos e Legislativo estão contaminados pela corrupção. O Judiciário se deixa influenciar por eles. Que calamidade pública vivemos! A próxima disputa à presidência da República, bem como a do Governo do Distrito Federal serão duas piadas de mau gosto. Serão concursos para se saber qual dos candidatos é o menos pior. Mas, é isso aí. Até lá o José Dirceu já escapou de todos os processos e poderá ser o 4º candidato. Enquanto isso cantemos: "Um dia, a nossa pátria mãe tão distraída/Sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações..."