Qual o Segredo da Secretária?
Além do sorriso, da voz suave e do jeito delicado, esconde-se um segredo tão bem guardado, que não há sete chaves que revele de onde vem essa energia em fazer tanta coisa na correria, e ainda manter a calma, a alegria, o profissionalismo e a graça. Como eu gostaria de saber o que se passa na alma das Secretárias.
Se eu soubesse o segredo, ao menos, eu daria à elas, o que é de direito: respeito! Pois elas não são assistentes, nem auxiliares; serviços administrativos não são nem um terço da metade das coisas que elas fazem, portanto, se eu soubesse descrever a importância das suas atividades, ao menos, eu teria argumento, base, para enviar aos quatro cantos com a ajuda do vento, essa mensagem: cuidem de suas Secretárias. Elas são vitais para os seus negócios. Sem elas, o escritório é água parada.
Uma empresa moderna e com uma visão de sucesso é a empresa que reconhece a importância das suas Secretárias nesse processo; que percebe que elas não são pagas apenas para servir café, atender telefonema ou fazer pauta; a Secretária é aquela profissional que o executivo, o CEO ou o presidente sabe, nesse momento, esta cuidando do alicerce da empresa, desde a agenda da semana até o material da mesa; alguém que tem consciência plena da sua importância para uma organização; que a sua função é uma ferramenta fudamental para as tomadas de decisão que uma empresa precisa tomar; alguém cuja organização distrava nós, desmancha barreiras, limpa o caminho para que todos os funcionários possam cumprir a missão e os objetivos que foram propostos e serão cobrados.
Embora as atividades e a função possam variar de empresa à empresa, nunca soube de uma compania que alcançou o sucesso que pretendia, sem a colaboração de uma Secretária.
E se ninguém fala sobre isso, nem escreve, se deve ao tal segredo da Secretária, que além de ser a profissional-faz-tudo, ainda consegue, em meio a tantos rostos e vozes, ser eficente, mas sempre discreta.