Avencas e Flores de Cedro
AVENCAS E CEDRO
Quem conhece flores e folhagens sabe distinguir uma avenca de outras folhagens. Para quem não sabe posso afirmar que, de todos os tipos de folhagens, a avenca é o que se pode comparar a delicadeza e ternura. É uma planta que prefere locais onde haja bastante sombra e umidade, portanto, é muito recatada...
Anos atrás, usava-se avencas na complementação de ramalhetes de rosas, cravos e violetas de Parma, quando a violeta africana, que conhecemos hoje, em vasinhos e com diversas cores não era, ainda, cultivada por aqui. Os delicados galhos de avencas guarneciam, também, os tradicionais buquês de noivas.
Como quase tudo na vida encontra um contraste, um paradoxo, lembrei-me de uma flor que praticamente se defronta com a avenca o que se refere a delicadeza. Não se trata da vitória régia, enorme planta da Amazônia. Refiro-me à flor do cedro.
O cedro é uma enorme árvore, cuja madeira é muito usada na fabricação de casas e mobiliário, sendo uma das “madeiras de lei”. No entanto, poucas pessoas sabem sobre suas flores. Por se tratar de uma planta hermafrodita, não possui pólen para sua propagação. As flores, de madeira, são formadas em cachos e caem ao chão quando as cápsulas (botões) se abrem em cinco pétalas e um maciço miolo.
De uma beleza grosseira e inodora a flor do cedro contrasta com a quase diáfana avenca, cada qual com uma beleza peculiar.
Quantas avencas e flores de cedro encontramos na nossa vida, não é mesmo? Pessoas com delicadeza, sensibilidade e modéstia que, muitas vezes permanecem na sombra, não sobressaindo dos demais, e, no entanto, sendo apreciados e valorizados, apesar de seu quase anonimato.
Em contrapartida, aqueles mais fortes, embora não os mais bonitos, fazem sua parte e conservam-se distantes, como os altos cedros, praticamente no anonimato, nem sempre sutis ou diplomáticos, mas estão sempre ao nosso lado nas horas de aperto.
E você, está na categoria da avenca ou do cedro? É bom dar uma verificada...