Eu não sabia o que era mistura


 
Eu era criança ainda quando ouvi na rua uma senhora dizer que ia ao mercado comprar mistura para o almoço. Fiquei intrigada, o que seria aquilo? Em nossa casa normalmente tínhamos arroz, feijão, bife, verduras... e tudo vinha para a mesa em travessas distintas. Nada misturado. Só uma pessoa ou outra, depois de se servir, misturava o arroz com feijão ou o ovo com arroz, mas no seu prato. Será que no mercado vendiam arroz com feijão já misturados?... Chegando em casa, perguntei a mamãe e ela contou que se tratava da carne. Mas logo a carne que eu como bem separadinha?... Pois é, continuou ela, não sei por que inventaram isso.

Agora, sempre que entro numa churrascaria me lembro dessa história e dou risada. Ali é que há imensa variedade de mistura: maionese, arroz, feijão, batata frita, polenta, torresmo, farofa... tudo para se misturar ao prato principal, a famosa carne!

Nessas horas, penso também nos vegetarianos. O que seria ‘mistura’ para eles? Verduras para misturar com o arroz, ou o arroz que se mistura aos legumes?... Pode ser também macarrão, soja, farinha de linhaça, quinoa, chia...

Cheguei à conclusão de que a verdadeira mistura pode ser encontrada no prato de alguns jovens (e outros nem tanto). Penso nisso quando os vejo passar pela balança de restaurantes por quilo equilibrando enormes montanhas...