NÃO! NÃO! A OCASIÃO NÃO FAZ O LADRÃO, NÃO!
Não! Não! A ocasião não faz o ladrão, não!
Partindo desse pressuposto, forçosamente, homens e mulheres honestos por natureza, repentinamente, aproveitando “uma oportunidade’, ‘virariam” de uma hora para outra, inescrupulosos ladrões!
Muito diferente disso, assim se dá, quando um “fora-da-lei”, aproveitando-se de uma circunstancia fortuita, lança mão de “seus talentos” e parte para o ataque a sociedade: roubando, aplicando golpes, enganando!
Por anos, anos mesmo, carreguei essa dúvida sobre minha mente: será possível?
Claro que não!
Os criminosos, assim como os psicopatas, sociopatas e etc., possuem um caráter distorcido. Seu ponto de vista em relação a vida, é completamente diferente da do operário! E vivem numa espécie de “realidade paralela”.
Poderia não ser assim, mas, já que o é, eles são sim, os termômetros de tudo de ruim que ainda existe no globo terrestre e para contrabalançar os extremos, está ali o pobre operário, este sim, referencia social. E últimas notícias dão conta que, ao contrário: em algumas circunstâncias, a virtude supera a ambição!
Sim, quando criaturas paupérrimas, assalariadas, sem titubear, devolvem altas cifras (DINHEIRO), que encontraram em lixeiras, em vias públicas mesmo, aos seus verdadeiros donos, fica claro, que nem tudo está perdido!
A questão do indivíduo (a) se aproveitar dessa ou daquela ocasião, para por em prática qualquer plano macabro, não tem nada a ver , com as “cartilhas” dos bons costumes sociais!
Pensam assim, agem assim, os próprios ladrões, porque querem de alguma forma, justificar suas atitudes como corretas e que, num “momento” de fraqueza, sucumbiram a tentação e partiram para uma ação inusitada!
Dando vazão a esse raciocínio, seria possível concluir, que oitenta por cento dos brasileiros, seriam saltimbancos e desonestos, tendo em vista, aqui existir uma das maiores desigualdades sociais do planeta e como todos sabemos, assim não o é! O brasileiro é mestre de resignação!
Definitivamente, a ocasião não faz o ladrão, não!
O que faz o ladrão de acordo com a propícia ocasião que surge é: a ambição desenfreada, a falta de religião, o egoísmo, o materialismo, o mal caratismo intrínseco a cada um, a inveja, o orgulho, etc., e corroborando o anseio de possuir os bens do semelhante e não se importar de forma nenhuma, com o sofrimento e nem com o trabalho do semelhante, trauma psíquico e nem com sua morte!