TOMIE OHTAKE

A Prefeitura de Santo André está instalando, no complexo do Paço Municipal, uma obra da consagrada artista plástica Tomie Ohtake. Trata-se de peça doada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, em homenagem ao trabalhador. A peça, segundo consta, mede 12m de altura (um prédio de 4 andares), e pesa 15 toneladas. Ela está defronte à Câmara Municipal, com testada para a Avenida Portugal.
Conforme é do conhecimento de todos, o complexo do Paço está tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade, e, pelo que se sabe, ele foi projetado pelo renomado paisagista Burle Max. Portanto, a obra desfigurou, completamente, aquele espaço. Não é mais o mesmo. Usando o trocadilho, hoje, ele é um “ex Paço”.
Lembro-me de que, tempos atrás, na época do Prefeito Grilo, foram plantados, nos jardins com frente para a antiga Rua XV de Novembro, inúmeros pinheiros, em substituição ao planejado pelo citado paisagista.
Eu, particularmente, achei bonita a troca, porém, ela causou a revolta daqueles que não se conformaram com a mudança. E tudo voltou como dantes.
É o que está acontecendo, agora. Serão obrigados a mudar?
Apesar de achar a obra da artista um tanto quanto exagerada no tamanho, isso não tira suas qualidades. Respeito-a como arte. Está ela em local adequado? Para mim não. Uma das qualidades exigidas para o sucesso de uma obra de arte, é onde está colocada. Numa sala, por exemplo, um quadro deve estar num local apropriado, sob pena de passar despercebido. O monumento em homenagem ao trabalhador, devido às suas proporções, não terá esse problema. Todo mundo vai vê-lo, mas, esse todo mundo, exceto os iluminados que escolheram o local, certamente o acharão em lugar inapropriado.
Além de ferir o planejado por Burle Max, ela tira, quase que totalmente, a visão da Câmara. Quem passa pela Avenida Portugal, vê o Legislativo bem mal. Ele passou a ficar atrás da obra.
Quer dizer, o complexo do Paço ficou totalmente distorcido.
Enquanto isso, o João Ramalho, fundador da cidade, tem sua estátua escondida, atrás do prédio do Executivo...!
Vai se entender!
Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 27/09/2013
Reeditado em 04/10/2013
Código do texto: T4501113
Classificação de conteúdo: seguro