Os regionalismos que venceram

Só percebi que havia algo errado quando ela franziu a testa, olhou-me espantada e, ainda tentando entender, conseguiu balbuciar: “Trocar o quê?”. Achando que ela apenas não havia ouvido direito, tratei de repetir: “O foco. Preciso trocar o foco”. Como ela continuasse sem entender, me ocorreu a singular hipótese de que ela não soubesse o que significava foco. Pacientemente, expliquei-lhe então o óbvio: foco era a mesma coisa que lâmpada.

Foi então que me descobri um regionalista, cheio de expressões que, aqui em Brasília, não fazem o menor sentido. Sou uma mistura de expressões alemãs de Santa Catarina com outras de Curitiba. Como explicar aos brasilienses que existe não apenas foco mas também foquinho, que é como chamo as luzinhas de Natal? A própria árvore de Natal pra mim sempre foi pinheirinho – ou tannenbaum. E como chamar estojo de estojo, quando está absolutamente claro que se trata de um penal? Penal, é claro, pois houve um tempo em que se escrevia com penas.

E assim diversas palavras, como o tradicional reco, também chamado zíper – imagino que tenha a ver com o barulho ao abrir: reeeec. Bolinha de gude sempre tem um nome diferente e pra mim era peca. Pipa era pandorga. Tanque de lavar roupa era cocho. Carrapicho era pico-pico. Conjugávamos bastante também o verbo inticar, no sentido de implicar, provocar (ou bulir, para os nordestinos): “Manhê! O Pedrinho fica só me inticando”.

São nomes que todo lugar cria para si. Ou quase todos. São Paulo, por exemplo. Começa que lá não existe carrapicho, imagine pico-pico. Também é o único lugar do Brasil em que bolinha de gude é conhecida como bolinha de gude. Por lá só se empina pipa mesmo, e ninguém intica nem bule ninguém. Eu poderia tomar os paulistas como pouco criativos, se não imaginasse que eles apenas têm os regionalismos que venceram e se tornaram oficiais. Vou nem falar do semáforo ou, pior, do farol, quando todo mundo está vendo muito bem que se trata de um sinaleiro.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 27/09/2013
Código do texto: T4500574
Classificação de conteúdo: seguro