CARA DE ANJO
 
 
É bem verdade que a comparação é no mínimo duvidosa, pois não conheço ninguém que tenha visto um anjo. Ou se viu não sabia se tratar de tal pessoa. Mas essa comparação popular quer dizer que determinada pessoa tem uma aparência de inocente, doce, meiga, comparada a uma criança. Em outras palavras, alguém incapaz de fazer algo de mau. E toda bondade lhe é atribuída. Mas também há quem diga que determinada pessoa tem a cara de anjo e o coração de pedra, dessa forma atribui à pessoa uma falsa aparência, do tipo que, apenas parece inocente, mas por trás daquele máscara é uma verdadeira serpente.
 
Costumo dizer que ninguém conhece ninguém, e desse tal de ser humano pode-se esperar tudo, de bom e de mau, de bem e de maldade. Por inúmeras vezes ouvi pessoas dizerem: “nossa, como o fulano foi capaz de tal coisa? Nunca imaginei isso da pessoa dele. Meu deus, fulano desferiu tiros no fulano, como foi capaz? Ou ainda, jamais imaginei que o fulano fosse assim, quando eu estava no fundo do poço ele veio em meu socorro, nunca imaginei isso!”. Esse é o ser humano, com cara de anjo ou não, mas quero falar do lado bom desse ser, porque o que é de ruim não interessa, pelo menos para mim.
 
Dia desses estava numa dificuldade sem tamanho, precisava mandar um documento para protocolar em um certo tribunal de justiça e meus possíveis amigos desapareceram, ninguém podia me ajudar. Não que houvesse um complô contra mim, mas porque todos de fato estavam ocupados e outros ausentes do lugar. Quase em desespero liguei para falar com um conhecido para saber se ele poderia me fazer o favor, mas me foi informado que ele estava com um parente em um hospital. Minha última chance havia sido esgotada. Mas quando menos esperava a pessoa que comigo falava, um primo do amigo perguntou se podia ajudar, achei estranho, já que com sua cara de carrancudo pouco falava comigo.
 
Continuando a conversa falei para ele da minha aflição em protocolar o documento, ele com a maior simplicidade disse que poderia me ajudar, que bastava que eu mandasse um e-mail contando como devia proceder que ele faria de bom grado. Eu fiquei incrédulo, logo ele que era de poucas palavras e sempre com as feições de quem parecia com raiva. Bom, era minha última chance, e como não tinha tempo para rejeitar ajuda, aceitei na hora. Expliquei como ele deveria proceder, mandei o documento pela TAM, ele pegou no aeroporto e tudo foi resolvido. Fiquei muito grato, ainda quis pagar pelo seu favor, mas ele disse que aí eu estaria ofendendo sua pessoa.
 
Dias depois, consegui falar com um amigo em comum, e contei para ele o ocorrido, ele deu risadas e confirmou que muitas pessoas se enganavam com nosso personagem, ele só tem a cara de mau, mas é um doce de pessoa, capaz de tirar a própria roupa do corpo para ajudar alguém. Então confirmei que era verdade, porque ele me ajudou de forma incrível, o que de fato eu jamais esperei. É melhor nessa vida termos cara de mau e sermos bom de coração, do que termos uma cara de anjo e agirmos como um demônio. E você, tem cara e coração de quê?