BRASÍLIA
Brasília, capital da esperança! É isto o que diz o hino de Brasília.
Brasília, a capital de todos os brasileiros!
Aqui o sonho se realiza: todos os olhares estão voltados para Brasília, na esperança de uma vida melhor.
Brasília não nasceu somente do sonho de Juscelino, mas da coragem, do trabalho, da determinação e da disposição de milhares de outros que vieram do Norte, Sul, Sudeste e principalmente do Nordeste brasileiro. Todos os candangos unidos dentro de um único propósito: construir a mais bela cidade do mundo, para os brasileiros.
Lembro-me de meu pai falando a respeito de Juscelino. Era assim, bem simples, como numa grande roda de amigos. Conforme meu pai, Juscelino era um homem do povo. Estava sempre lado a lado com os operários. No acampamento era como um deles. Comiam a mesma comida e fazia questão de brincar com eles. Era uma pessoa simples, um homem espetacular. Às vezes, quando chegava a hora do almoço, andava entre eles e beliscava em seus pratos: Seu Jaci deixa- me provar sua comida? Meu pai se emociona até hoje quando conta esses casos.
Entre os peões, Juscelino era muito querido. Ele era muito admirado por todos e os trabalhadores o amavam. Um grande homem, segundo meu pai. Amigo, companheiro e sempre preocupado com todos. Enfim, um homem de garra e coragem.
Brasília foi construída rapidamente e, como é linda a nova capital do Brasil!
Imensas construções, belos jardins e o verde que se espalha por todos os lugares. A maioria das árvores é frutífera e são acessíveis a todos. São abacateiros, goiabeiras, cajuzeiros, mangueiras, amoreiras, araticuns, pequizeiros e uma infinidade de outras que enchem os olhos dos visitantes e moradores da cidade.
O clima! Ah! Ele não é dos melhores. Seco. A umidade baixa traz bastante desconforto, principalmente às crianças. O sol brilha quase o ano inteiro, a não ser quando chove.
Mas, pouco importa!
A multidão se aglomera no Shopping, nas praças, na rodoviária, nas estações do metrô, nas paradas de ônibus.
Turistas não nos falta. Eles estão sempre lá!
Eles vêm de todos os lugares do Brasil e do mundo. Eles olham com admiração o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e outras obras maravilhosas de grandes arquitetos, de um grande Presidente e dos grandes operários que por aqui passaram e deixaram suas lágrimas, seu suor, seu cansaço, sua alegria e, muitos deles, a própria vida. Trabalhadores, esses, que em busca de um sonho vieram para Brasília em cima de paus-de-arara. Pessoas que nem o sol, nem a chuva ou as imensas dificuldades foram capazes de pará-los.
Juscelino queria uma Capital que trouxesse crescimento para todos. Uma capital que fosse capaz de unir o Brasil. Apesar dos enormes custos e da imensa dívida que Juscelino contraiu, ele era convicto de que fazia o melhor para os brasileiros. Ele queria que o seu projeto de desenvolvimento alcançasse todos os lugares do Brasil.
Todavia, como qualquer outra cidade do mundo, Brasília tem suas mazelas: faltam Saúde e Educação de qualidade, a renda é mal distribuída e, muitas pessoas moram debaixo de pontes, ainda.
Outra coisa: apesar de Brasília ter vida própria, ela tornou-se uma das cidades mais caras do Brasil. E os problemas, só crescem. Os candangos pobres foram empurrados do coração da cidade para os seus arrabaldes e, a distância entre a cidade e a periferia se torna dia a dia mais longa.
Brasília, hoje, é somente um sonho distante para a maioria dos brasileiros!
O sonho dourado de Juscelino se perdeu!!!