O bar do Porssigão

Eduardo estava no bar do porssigão. Famoso barzinho da zona sul da cidade da Cacholina do sul, Jose Antônio porssiga era o proprietário do bar, quarentão de cabelos escuros, com alguns indícios de grisalhice.

Eduardo estava sentado. em sua frente só havia uma dose de uísque. Ele olha exaustivamente para o copo, parece haver uma guerra oculta entre eles, por fim, o copo cede, sendo derrotado, e o despojo de Eduardo é bebê-lo.

Cena apática era essa, fazia já duas horas que ele estava ali, até que Eduardo se levanta e chama o porssigão - para pedir outra dose logicamente.

- Ô porssigão, chega cá.

Porssigão, que lustrava o balcão do bar com um pano encardido, olha para Eduardo e vai caminhando até ele, até parar defronte dele.

- Já disse para não me chamar desse jeito, me chame de Zé, de Antônio, ou até mesmo de Porssiga, mas de porssigão não! E o que porra você quer?

- Outra dose porssigã...

Eduardo nem chegou a completar, levou um soco na cara que caiu para trás.

- Caralho, Porssigão! Porra ta doido?

- Já disse que meu nome não é esse.

- Sei sei, mas que eu me lembre você nunca ligou quando eu chamava você assim antes.

- hum...

- Senta aí porssigão, preciso falar contigo.

- Filha da put...

- É sério, senta aí e para de zueira.

Porssigão se sentou, não antes de colocar uma dose para os dois e dessa vez ele não levou a garrafa para dentro do bar, deixou-a ali perto deles, bem centralizada na mesa, como diria o Zé Carlos, a garrafa era o meio de ligação entre o ataque e a defesa; teoria essa interessante, por que veja bem, se bebermos com raiva iremos atacar alguma coisa, mas se bebermos com tristeza ficaremos na defensiva, e isso é o mais hilariante dessa teoria.

Os dois homens prosseguem com a conversa.

- Porssigão.

- oi...

- Acho que estou sendo traído.

- como chegou a essa conclusão?

- sei não, apenas sei, sabe aquele instinto de que...

- instinto de corno?

- ...

- hahahahhaha desculpa, não aguentei, continue.

- como eu tava dizendo, eu tava com instindo de corn...quero dizer.

- ahahahahahahahaha.

- cala a boca filho da puta.

- não coloque a minha mãe nisso.

- a nossa mãe jumento!

- só por parte de pai.

- mas é nossa mãe!

- ela é tua mãe, meu pai só come ela há quinze anos, é só uma puta-carrapato.

- eles são casados...

- detalhes, detalhes...

- e você ainda mora na casa dela...

- Eduardo, precisa me lembrar desses detalhes? Tá certo, bem ou mal somos irmãos.

- ela é sua mãe então?

- digamos que sim...

- então retire o puta-carrapato!

- ta bem, eu retiro isso.

- além de que, seu pai não come ela há quinze anos, aquele broxa não deve comer ela há uns exatos quinze anos...

- Parou?

- tá, parei. seu pai é meu pai, e minha mãe é sua mãe, ta bom assim?

- tá, mas voltemos ao seu instinto de corno.

- você precisa parar com esse sarcasmo miserável, bem, faz um tempo que não...

- não? O que não?

- bem, eu não “como” ela há três meses.

- Vixe, tá fazendo curso pra padre?

- o nome disso é celibato e não curso, burro!

- tá bem, se vai ficar me chamando dessas coisas eu vou embora.

- desculpa, só fiquei nervoso.

- tudo bem, continue com a descrição do seu curso de padre.

- às vezes você se supera. Diz Eduardo indignado com o pouco caso que a conversa tem.

- nada, são seus olhos, continue, por favor.

- teve um dia em que eu cheguei e tive a nítida impressão de ter visto alguém pulando a minha janela, só que não deu para ver quem era.

- tem certeza?

- absoluta.

- e como é que tem tanta certeza assim? Me explique tudinho, vamos comece.

- bem, teve outro dia que eu fingi ter saído e fiquei no guarda-roupa escondido.

- e...?

- acho que devo ser corno por agendamento, por que nesse dia não aconteceu nada, só fiz perder meu dia no trabalho e trabalhar igual doido depois.

- tá vendo, deixa disso, você não é corno! Isso só mostra que você deve estar trabalhando muito e deve estra cansado dessa rotina, por que não vai pro sítio lá em Carumbá?

Eduardo toma sua última dose antes de falar.

- Me sinto aliviado assim, bem, acho que vou embora. Acho que era coisa da minha cabeça mesmo, nanda não faria isso comigo, e outra coisa, tu tá aqui todo dia, iria reparar se visse algo.

- com certeza eu veria algo. vai pra casa e descansa, põe a cabeça em ordem.

Eduardo se levanta e desce a rua 23, chegando em frente da sua casa, uma casa de alvenaria muito bonita e singela, entra em meios a tropicões e some da vista de todos, cansando e com tantas duvidas cai exausto na cama.

No bar do Porssigão...

(ainda bem que ele foi embora, e ainda melhor ele tirar essa ideia da cabeça. Se ele ao menos desconfiasse que estou tendo um caso com a mulher dele, vixe, que Deus me ajude. melhor eu falar com a Nanda e mandar ela sossegar o facho esses dias.)

Carlos Henrique de Azevedo
Enviado por Carlos Henrique de Azevedo em 22/09/2013
Código do texto: T4493529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.