O Contexto do Respeito

Aprenda que nem sempre estarão ao seu lado. Aprenda que até os mais próximos não saberão reconhecer o seu valor. Por mais acertos que você tenha, os erros, por mais ínfimos que sejam, sempre serão mais venerados e lembrados.

Os errantes são os principais acusadores. Aqueles que erram, que humilham, que acham que por terem algum tipo de cargo imaginário e superior na sociedade, podem humilhar aqueles que, por algum problema passado, deixaram de ser aparentemente úteis, mas sem os quais muitas coisas não funcionam. Não podemos subjugar ninguém. Não podemos nos acharmos superiores por maior status social que possuamos. Não somos nada. Não temos tudo. E se desfizermos das pessoas importantes para nós, se jogarmos para escanteios aquelas cuja nossa vida não andaria, um dia, no futuro, sentiremos falta.

Numa briga segura sua língua. Numa discussão, controle suas palavras. Segure sua força, sua mão, e num deixe que golpes sejam deferidos em rostos alheios. Minutos depois, podemos nos arrepender. Minutos depois, podemos querer pedir desculpas, mas a ferida não se cura com palavras. Feridas não se curam.

Respeite-se. Respeite-os. O próximo um dia poderá ser seu único jeito de ter uma vida tranquila. Respire fundo. Conte até cem. E veja a raiva se afastar com uma brisa mais forte. Não vale a pena brigar pelo descartável. Não vale a pena humilhar por coisas pequenas dessa vida. Estamos em um mundo emprestado, e quando partimos, precisamos deixar tudo para trás. porém aqueles que humilhamos, por mais ofendidos que tenham sido, podem estar do outro lado, nos esperando de braços abertos.

FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 22/09/2013
Reeditado em 23/09/2013
Código do texto: T4493312
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.