O cruel destino de José
José é o nosso personagem, um rapaz com vinte e oito anos, simples e de família humilde, com pouco estudo e sem grandes ambições como milhares por este Brasil a fora. Trabalha como servente de pedreiro e mora com Raimunda, sua companheira, em um quarto nos fundos da casa de seus pais, ela está grávida de cinco meses.
Certo dia, quando ia chegando no trabalho foi abordado por policiais que tinham nas mãos um retrato falado e parecia ter muita semelhança com ele e o rapaz procurado tinha abusado de uma menina de treze anos, matando-a depois.
Por mais que José tentasse se defender, não teve acordo, foi levado para a prisão e então começou o seu calvário. Seus pais preocupados foram falar com o delegado, dizer que José era pacato, calmo, tinha bons sentimentos e que jamais faria uma crueldade dessas, mas de nada adiantou.
José continuava preso, o tempo passava e logo ele recebeu a notícia que já era papai de um garoto e que tinha o nome igual o seu. Inconformado, alegava ser inocente, que isso só podia ser um engano mas de nada adiantava.
Logo que Raimunda pôde, foi levar o filho para conhecer o papai, José chorou de alegria e emoção segurando seu filho nos braços.
Nesta mesma semana ele procurou o delegado, que prometeu rever o seu caso e que provavelmente ele ficaria livre. Mas as vezes o destino é muito cruel.
No dia seguinte houve uma rebelião no presídio e José foi assassinado. Foi assim que José pagou com a própria vida por um crime que não cometeu.