CRONICAS DE ENSINAR

(Escritos inspirados em palestras do Lázaro Freire www.voadores.com.br/lazaro)

Quanto tempo leva para formatar o conhecimento? Quanto tempo leva para materializar a sabedoria?

O conhecimento vira sabedoria, quando sai de dentro e é compartilhado com a maioria. O conhecimento vira sabedoria, quando aprender se torna ensinar e surpreendentemente descobre-se que se aprende ainda mais assim, com o olhar do outro, com o sorriso solto, com o lápis que não para de anotar o que é falado, mostrado e ensinado.

Professar é uma tarefa para poucos. Professar requer carinho, atenção, estudar, reciclar esse mesmo estudo, centenas de livros lidos, milhares de revistas compradas, artigos relidos, muita pesquisa e mais prática ainda. Poucos alunos lembram disso, daí o perigo de um curso gratuito com tanto conteúdo. O que não custa ao bolso, ofusca os olhos, mas um professor de verdade não se preocupa com isso. Ele professa o seu saber, pelo prazer de repassar o que aprendeu; com o carinho de quem ensina um filho a caminhar e sabe que mesmo que esse filho jamais o agradeça por isso, a tarefa maior foi feita e isso por si só, já é a maior recompensa para quem faz da vida, um ato de ensinar.