Anjos, Demônios e Pecadores, todos farinha do mesmo saco!
Anjos, Demônios e Pecadores, todos farinha do mesmo saco!
Não satisfeito com a resposta dada a uma leitora, a Janet, de que só os anjos pecam, porque só eles desenvolveram a capacidade de sentir remorso/culpa resolvi tentar a explicação bíblica para provar meus argumentos e atender à sua firme resolução de “forma alguma desprezar o mundo espiritual”, onde “os que agem com a intenção de causar dano, são exatamente os que têm a mente tendenciosa para o mal”.
Era meu pensamento mostrar, na Bíblia, que os demônios foram criados pelo mesmo Poder que criou os anjos, dotando-lhes de potencialidades, forças e liberdade, tal qual criou o homem para frutificar, multiplicar e encher a terra. (Genesis)
Não sou biblista, mas prezo por um certo cuidado com a sua leitura e não conformava em não encontrar nos textos nada que fosse conclusivo sobre o que queria demonstrar, a origem divina dos demônios, tão explicitamente quanto está a criação de Adão e Eva. A procura me levou até www.estudosdabiblia.net/1999439.htm onde pude ver o quanto é difícil a compreensão bíblica e “o melhor que podemos fazer (...) é inferir umas poucas coisas sobre Satanás. Primeiro, somente Deus é incriado. (...) Portanto, Satanás é um ser criado. (...) Segundo, a Bíblia atribui onipotência somente a Deus. Portanto, Satanás não é um ser onipotente. (...) Quinto, seres espirituais, como seres humanos, têm livre arbítrio. (...) Portanto, Satanás se opõe a Deus porque ele decide fazê-lo. Deus certamente não o criou para o mal ou como um ser mau, pois a Bíblia nos diz claramente que não há mal associado com Deus (Tiago 1:13; 1 João 1:5)”.
Esta longa citação, além de encher a paciência de meus leitores acostumados que estão com meus textos pequenos, serve para demonstrar para a minha prezada leitora Janet, que mesmo dentro de sua visão de mundo, o espiritual, os seres espirituais e humanos não foram criados maus, nem tampouco com tendência ao mal, mas tão somente com potencialidade e liberdade para buscar melhores condições de vida.
Quanto aos demônios não sabemos por que se rebelaram e que vil pecado cometeram a ponto de desagradar ao Senhor de Todas as Coisas, tirá-Lo do sério, fazendo-O expulsá-los de seu reino. Depois de expulsos, nós sabemos, primeiro fizeram Eva e Adão pecarem, depois vieram para a terra infernizar a vida dos cristãos. (Me desculpem os nãos cristãos, não estou falando dos demônios pagãos!)
A rebeldia humana foi motivada pelo desejo de conhecer, pois, até os nossos políticos sabem, o conhecimento liberta, razão por que não priorizam a educação de qualidade em seus programas de governo.
Adão culpou Eva, o que não é novidade na história das mulheres, elas são responsabilizadas por tudo que aconteça no mundo, só de mau!
Deixando de lado o mundo de Janet, e sem preocupar se o ser humano foi criado ou resultante de reação fisicoquímica, argumento que são as condições históricas de existência, no momento da sua inauguração no mundo, os fatores mais significativos, potencialmente capazes de influenciar a construção dos rumos e a qualidade da inserção pessoal e social do ser, muito mais que determinação genética ou desígnios do Altíssimo.
E, como cronista, continuo a insistir na utilização da idéia de sentimento de culpa, em seu sentido geral, o mecanismo de defesa da mente, resultado da introjeção de ideais e valores culturais, dirigidos contra impulsos agressivos e sexuais que aparecem naturalmente ao longo do processo de desenvolvimento, que se deixados a deus dará, põem em risco a autosobrevivência e a sociedade. É o gatilho para a reparação, a “vitória das pulsões de vida sobre as pulsões de morte”. (Melanie Klein)
Voltando ao mundo de Janet, a “mente sã” é possivelmente a mente que conseguiu trilhar o curso do desenvolvimento, sem sucumbir às artimanhas da vida instintiva, driblando as intercorrências do frágil organismo genético, não se enredando nos labirintos obscuros da vida social, se constituindo num ser capaz de usufruir e partilhar as delícias das possibilidades da vida, rebelando e conspirando para que a vida paradisíaca seja uma realidade na terra!
Sem tanto estresse!
João dos Santos Leite
Psicólogo – CRP 04-2674