BEM-VINDA, APOSENTADORIA!

Num longo olhar para trás, vislumbro o caminho trilhado e me vejo criança ainda com um sonho definido: ser professora. Adolescente, o sonho não se desfez e alguns anos depois lá estava eu, de toga e beca, a receber o diploma que me proporcionou as condições de fazer a minha parte, entre adolescentes e jovens, para uma sociedade mais justa e igualitária. Colhi muitos frutos nessa jornada e é com satisfação que vejo hoje administradores, advogados, médicos, professores, técnicos nas mais diversas áreas que foram meus alunos. Tenho a certeza que uma parte de mim foi peça importante para a construção de suas vidas. Essa é a parte boa, a dos frutos saudáveis, a que sempre me sustentou e me deu forças para ir em frente na minha profissão.

Por outro lado, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que conheço a história da Educação no Brasil e sou a prova viva de tudo o que aconteceu nos últimos quarenta anos. Essa é a parte ruim, a dos frutos podres, aquela contra a qual sempre lutei e que deixou em mim a sensação de impotência e desesperança. A Educação, ano a ano, governo a governo, foi sendo minada de tal forma que nada ou quase nada restou daquela que eu conheci e vivenciei nos primórdios da minha carreira. E os responsáveis por isso, ardilosa e sadicamente, souberam atingir diretamente no coração do Sistema Educacional: o professor. A mola-mestra desestimulada, desvalorizada, desestruturada como categoria profissional, uma categoria praticamente em extinção no Brasil.

Hoje me divido em alegria e tristeza. Tristeza por toda essa "armação" que desmantelou a Educação, tornando a população brasileira mais pobre intelectualmente. Meninos eu vi, ninguém me contou! Alegre porque sempre estive lá cumprindo com meu dever e se mais não fiz, foi porque não pude fazer. Enfim, depois de uma vida inteira dedicada à Educação, chegou a hora de me afastar e partir em busca de outros caminhos.

Em 11 de setembro de 2013, lá estava meu nome publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. Bem-vinda, aposentadoria!

Giustina
Enviado por Giustina em 14/09/2013
Código do texto: T4482078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.