HAVIA UMA CAMA NO MEIO DO CAMINHO!
HAVIA UMA CAMA NO MEIO DO CAMINHO (?!)
É verdade, no meio do caminho havia uma cama ( ?!)
Por mais estúpido, patético e sem sentido essa expressão, é a mais pura expressão da realidade!
O fato se deu quando num passado distante, uma família com (12 ) doze, componentes, dividiam o mesmo espaço de cerca de 25 metros quadrados entre si...
Batiam cabeça, viviam apertados, dormiam basicamente amontoados uns aos outros, era horrível!
Ainda mais quando nos primeiros cinco anos de habitação naquele local, não havia eletricidade e nem água encanada!
A fome andava sempre à espreita, a miséria convivia junto e apesar de estarem lado a lado (muito juntos) a desunião preponderava. Mentes antagônicas, comportamentos dissidentes, mundos distantes!
Nesse ambiente hostil, havia no entanto, uma cama!
Por essa cama, a disputa era intensa!
Um esperava o outro levantar, para se apoderar “inescrupulosamente” do lugar!
Aquele deitava e naquele “ninho” de descanso, permanecia tranquilo, até descuidar, esquecer e levantar por algum motivo e quando voltava, percebia o erro e pronto... acabava o descanso, perdera a vez!
Isso se deu, por muitos, muitos anos!
Isso é o que eu poderia chamar de miséria, pobreza, degradação, infâmia!
E o mais incrível, mesmo após tantos anos, convivendo irmanados naquela humilhante situação, a união entre àquela família não melhorou ao longo dos anos, mesmo após o tempo passar e cada um ir cuidar de sua vida!
A cama na extremidade do cômodo, no lado do barracão, foi a única boa lembrança daquela convivência dissidente!
Hoje, pensando meticulosamente sobre o assunto, às vezes me pergunto: como pude ter sobrevivido?
Hoje, por mais pobre que ainda seja, perto daquilo que fui... venci na vida, habito sozinho numa casa, onde no passado vivíamos em 13, disputando insistentemente o único lugar que havia para descansar: uma cama velha, separada por uma telha de amianto!