Encontro de Psicólogos

(mais uma lembrança ao dia dos Psicólogos - um pouco atrasado)

Encontro de Psicólogos!

Você sabe o que acontece em encontro de psicólogos ?

- Não!

- Em reunião de Psicólogos a primeira coisa que vem à baila são filhos: “como vai a Mariana ? ... a Carolina está um amor ...”

- Mas isso é conversa de mãe!

- É. Psicólogo é mãe, é pai. Aliás é isto que alicerça a sua prática. Mas se fala também de viabilidade econômica. Como fazer para compatibilizar custos crescentes com receitas em recessão...

- Uai! Ai já é seara de contador, economista.

- Pois é, Psicólogo é um tanto disto. Aliás uma grande teoria psicológica sustenta ser razões econômicas, a maior ou menor excitação, o motor da vida.

- Lá menciona-se vidas passadas, futuras...

- Então são místicos ?

- E muito. A fé permeia o cotidiano de todos nós. A esperança de uma vida de delícias no paraíso; o expurgo de imperfeições vivenciais, através de reencarnações; o convívio com o sobrenatural. Ainda que reticente com a transcendência, é preciso reconhecer que a “magia” na prática terapêutica propicia “curas” fenomenais. E a inserção social ...

- Inserção social ? Isto é discurso de sociólogo, político em campanha ...

- O psicólogo não é alheio às questões sociais. O caminho da realização pessoal passa, necessariamente, pela inserção social. Ser sujeito no mundo. Participar da construção da realidade, não como apêndice, estatística marginal, mas sujeito efetivo. Isto implica a oportunidade de estar no mundo do trabalho. Fora da dimensão produtiva, não faz sentido falar de inserção, de cidadania, nem tampouco de Psicologia...

- Engraçado, eu imagino outra coisa. Penso que os Psicólogos ficam a “analisar” gestos, posturas, procurando significados ocultos em inocentes palavras. Interpretando sonhos mirabolantes. Dando sentido a tiques sexualizados... discutindo teorias, técnicas terapêuticas ...

- Isso quando dá tempo. Vai acontecer um encontro de Psicólogos estes dias.

- Posso ir ?

- É meu convidado. Fique atento. Não vá perder. Há uma chance de se fazer tudo que você imagina...

- ... até adivinhar pensamento ?

- Quem sabe, apareça lá...

João dos Santos Leite, Psicólogo - CRP-MG 04-2674

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 10/09/2013
Código do texto: T4475875
Classificação de conteúdo: seguro