A menor simpatia

Conheci Isabel por acaso, e imagino que contra a vontade dela. Pelo menos, ela nunca demonstrou a menor simpatia nas vezes em que a encontrei na lanchonete em que trabalhava. Era morena, de estatura baixa, mas o que mais me chamava a atenção nela era a sua irritação. De fato, não se via sorriso algum enquanto atendia clientes como eu. Notei isso logo na primeira vez em que lá estive, fazendo um lanche rápido antes de sair para fazer alguma coisa na cidade.

Isabel ouvia com impaciência o pedido dos clientes e os atendia de forma apressada. Também era com visível insatisfação que recolhia os pratos e os lixos deixados por nós em cima das meses. Ela sequer respondia aos “obrigado” que lhe dirigíamos enquanto nos servia. O curioso é que não me pareceu que alguém mais se desse conta do comportamento de Isabel. Atendidos os seus pedidos, as pessoas se davam por satisfeitas e esqueciam tudo o mais ao seu redor.

Mas eu continuava prestando atenção em Isabel, e com o tempo passei a me antecipar às reações dela, querendo com isso suavizar um pouco o suplício que parecia ser o seu trabalho. Ao chegar no balcão, por exemplo, eu já estava com o pedido muito bem decidido – nada de ficar escolhendo na hora, coisa que visivelmente a aborrecia. De um só fôlego, eu pedia um salgado para comer ali mesmo e um suco com gelo e sem açúcar. Não deixava espaço para que me perguntasse nada. Ela então me atendia, nunca sorrindo, e eu não dizia obrigado.

Um dia eu apareci lá e não encontrei Isabel – nem nos dias seguintes e nem nunca mais. É possível que tenha sido simplesmente demitida. Pode ser que um dia o chefe tenha reclamado do comportamento dela, e isso tenha gerado uma discussão que tornou insustentável a sua permanência Mas eu gosto de pensar que Isabel finalmente conseguiu fazer aquilo que gosta – ou mais, aquilo que tem talento. Que nunca mais precisará fazer coisas aborrecidas só para sobreviver. Que, enfim, tenha conseguido proclamar a sua independência.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 09/09/2013
Código do texto: T4473684
Classificação de conteúdo: seguro