QUEM É SUCESSO?

A perseguição frenética de ser sucesso é estrada de duas mãos. O que é ser bem sucedido, ter sucesso? Existem variadas metas, todas, contudo, em princípio, visam a chegada de reconhecimento, valores materiais, aplausos, entorno festivo quanto aos seus projetos. É como se diz, um olhar “prima facie”, de primeira vista. E justificam-se as duas vias até mesmo por ocorrer de alcançarem-se metas traçadas e conseguirem-se esses objetivos e não nos completarmos, digamos, sermos felizes, embora felicidade seja um bem relativo.

O sucesso, sem dúvida, provam os fatos concretos, está em vivermos dentro de nossas destinações, o que nos reservou a vida, e disso tirar o bem estar de acordar a cada dia sabendo que não haverá a corrida estafante e crua, de buscar de forma estonteante e ansiosa, o que não se conseguirá por não estar apontado como integrativo de nosso patrimônio pessoal, o estatuto personalíssimo da verdade possível, nosso real retrato. E não se conseguirá por não estar ao nosso alcance.

Nada do que foi destinado a alguém deixará de se aproximar de sua existência, não há como escapar dessa certeza.

O sucesso maior é ver que homenagens se aproximam, são prestadas, não caricatamente, mas realmente, fundamentadas, públicas ou não, numerosas ou não, e o bem sucedido não lhes dá importância. O bem sucedido conhece o que é importante, por ser franco e sincero com a verdade pessoal.

O grande sucesso está dentro de você mesmo, que conhece a realidade da vida por ter um interior rico em verdades que necessitam de abrangência para serem descerradas, encontradas.

Quem tem interior rico não precisa de riquezas, nem de presenças, mesmo que as tenha, prescinde de aplausos, acha graça dos mesmos, é indiferente a reconhecimentos, ainda que estejam sempre fazendo numerosa soma.

Sucesso é viver conhecendo a face humana que os romanos chamavam de máscara. Em latim, "Persona" significa máscara, servia o vocábulo à categoria da pessoa na imagem. No teatro grego e no romano o espectador via apenas a máscara. É assim que funciona, todos com suas máscaras procurando um sucesso imaginário, não conhecem nem a si mesmos. É preciso tirar a máscara....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/09/2013
Reeditado em 12/09/2013
Código do texto: T4472338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.