Dependência e morte

Dependência e morte

Acho que o grito de independência deveria ser dado outra vez, se antes éramos colônia de Portugal, hoje, somos uma mercearia dos Estados Unidos. Aqui eles fazem compras, levando o que há de melhor, e depois que se alimentam de nossas riquezas, eles vomitam o seu poder. Sem usar de armas poderosas e sem fazer guerra, eles nos subjugam com sua economia, que se farta da nossa fragilidade.

Tornamos-nos tão vulneráveis que se o Presidente americano tiver um “piriri”, a nossa estabilidade é que vai para o vaso sanitário. Para os ianques é interessante sermos uma pequena mercearia, assim, os seus supermercados vão criando filiais e nos mantém desse jeito, com uma promissória em mãos. Se os nossos estoques acabam e ficamos sem dinheiro pro capital de giro, pedimos sempre ao seu caixa, que transbordando, imediatamente, nos empresta. Pagamos com escolas de analfabetos, médicos de subnutridos, dentistas de desdentados e padeiros de fome.

Quando o negócio vai mal o certo é pedir falência e tentar ganhar dinheiro vendendo o que restar; mas se decretarmos moratória, eles nos aprisionam em nossa própria casa, fecham entradas e saídas. Então eu penso: será que é melhor ser colônia de Portugal ou ser uma vila dos Estados Unidos?Mas, digo, Se cada um não erguer a espada e gritar liberdade, essa merda (como falou Caetano Veloso) não vai se tornar um país e vamos continuar vivendo com o medo de se correr os Estados Unidos pegam e se ficar eles nos comem.

MÁRIO PATERNOSTRO