Vendo a vida passar...
Olhar a vida dos outros é bom, ou melhor, as "pisadas" que os outros dão pela rua. Tem quem já pratique isso na porta de casa, mas em uma praça ou em um shopping é diferente. A graça é que podemos exercitar nosso lado analítico ou crítico ou reflexivo - com exceção dos que exercitam o lado venenoso mesmo. Já fiz esse exercício em uma praça e em um shopping e durante alguns minutos "filmei" alguns detalhes.
Meus olhos acompanharam algumas passadas, até que elas sumissem de minhas vistas. Já ocorreu de meus olhares esbarrarem nos olhares alheios. Alguns me viram com um "que é que está olhando?", outros disseram "será que tem algo em minha cara?", tiveram aqueles que disseram "eu te conheço?".
Engraçado é ver como as pessoas se comportam. Tinha aqueles que sempre andavam depressa, será que eles tinham pressa da pressa ou pressa de ter pressa? Tinha aqueles que andavam desconfiadamente, como se estivessem fugindo de alguém ou de alguma coisa. Será mania de perseguição ou medo de roubo? Tinha pessoas que andavam como se estivessem desfilando, tenho a sensação de que elas queriam atrapalhar quem tinha algum compromisso ou àqueles que tinham pressa da pressa ou simplesmente achavam que não valia a correria do dia a dia. Tinha gente que costumava parar e olhar para o céu, para os coloridos da vida ou para o nada, mas olhar para o nada pode significar tantas coisas, inclusive NADA.
Tinha olhares apaixonados que se namoravam enquanto ficavam parados. Opa! Vi uma mão boba ali!
Tinha pessoas que fizeram como eu... Parar, sentar e olhar a vida (dos outros) passar. Olhar a vida passar também é uma forma de viver, é uma forma onde você deixa de ser protagonista e passa a ser espectador, mas de vez em quando é melhor ser espectador, porque é uma forma de você analisar como anda a sua vida.