Lealdade de político
Ainda em dezembro de ano de 2006, o bem-vindo chocho substitui os anteriores aplausos e vivas em alto e bom som. Na chegada ao aeroporto local, o governador não re-eleito e de último mês de mandato percebia, pois não era tolo, que mais de três quartos dos que ali compareciam antes, naquele momento desapareciam. O prefeito, bem falante, apertou-lhe a mão sem muito apertar, talvez para não machucar mais ainda, pois a dor do “parto do palácio” talvez seja mais dolorida que a de um parto verdadeiro.
Era inauguração de um Centro de Cultura, cujo palco seria estreado com a peça de Joracy Camargo, “Deus lhe Pague”, agradecimento que se limitou à voz do ator. Muitos esqueceram de agradecer efusivamente os cargos de confiança, preferiram se manter distantes, alegando até motivo de saúde. E saúde é motivo para alguém deixar de ir a algum lugar? Doença talvez! Tudo na esperança de que o governador sucessor mantivesse os empregos com qual ganham o pão, ganham o carro, ganham a cerveja, ganham o churrasco às vezes até com chifre.
Tudo lindo no coreto do jardim, com a “furiosa” de instrumentos erguidos para saudar sua “ex-celência”, como bem pronunciou um popular visionário que completou: “A bandeira do gabinete do prefeito vai ganhar uma estrelinha”. No que comentou o repórter: “Isto dá uma boa entrelinha!” Em primeiro o Hino do Município depois o Hino Nacional Brasileiro, e o Hino do Estado? “Esse não pode. Vai soar como hino fúnebre aos tímpanos do go-go-governador!” Explicou o maestro.
Após a entrega da esmola de quatro anos de mandato, digo, da obra que levou quatros anos para ser concluída, foi servido um almoço na casa do alcaide para mais de quinhentos convidados, com o comparecimento de cinqüenta convalescentes da derrota nas urnas. Depois o grupo vai novamente ao aeroporto, desta vez certificar se sua “ex-celência” voaria mesmo. Antes um breve discurso do alcaide no “bay-bay” a porta do avião. “... senhor ex..., quero dizer governador, que terei sempre um compromisso de lealdade e fidelidade com vossa pessoa, como igualmente terei com o seu ilustre sucessor”.
**********************
* Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi / Bahia, tem o título de “Jornalista do Sertão” e-mail seupedro@.micks.com.br