CÂMARA DOS DEPUTADOS: DECISÃO VERGONHOSA PARA O BRASIL (Uma crônica que merece sua leitura)
O deputado Natan Donadon, preso há dois meses e condenado pelo Supremo Tribunal Federal a treze anos de cadeia por peculato e formação de quadrilha, foi absolvido pela Câmara dos Deputados e continua com seu mandato.
Acusado de desviar mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, ele é o único parlamentar em todo o mundo, a exercer o mandato na qualidade de presidiário. Tal decisão é uma vergonha descabida para um país que anseia pelo progresso e, uma total falta de respeito para com a opinião pública.
Será que eles pensam que o povo é ignorante?
O brasileiro, aos poucos, tem mudado sua forma de discutir política e está cada vez mais rigoroso em seu senso crítico, deixando de ser passivo.
Por causa do voto secreto, não se sabe quem votou a favor do deputado presidiário. E você acha que eles diriam?
Essas coisas só acontecem no Brasil, um país de todos. De todos ou deles?
É fato que, deputado ladrão tem mesmo que ir para a cadeia, porém sem o mandato, pois este carrega o nome e a honra do país.
Para não dizer que tudo está perdido, o Supremo Tribunal Federal derrubou a seção que favoreceu o parlamentar e, o presidente da Câmara, Deputado Henrique Eduardo Alves, disse que é preciso com urgência apressar a votação da proposta que muda a Constituição e acaba com o voto secreto.
O voto secreto do eleitor é um direito democrático; sua finalidade consiste em afastar qualquer tipo de pressão externa; já o do parlamentar não, pois este não vota em seu próprio nome, mas em representação aos direitos do povo. Neste caso, o voto secreto o faria esconder-se atrás do anonimato.
O que o Brasil precisa é de transparência.
Será que o Brasil vai se redimir de seu inaceitável erro?
É o que todos nós esperamos!
Será que Donadon devolverá aos cofres públicos todo o dinheiro que desviou?
Sinceramente, milagres acontecem, mas em se tratando de Brasil (Pallocy e outros devolveram?),isso é simplesmente impossível e, até que provem o contrário, serei eternamente cético...
NOTA: Adicione--me como amigo no face book: rogerioescritordaliberdade@hotmail.com
Sua amizade muito me honrará.