Assim que deixei o mago Merlão no Hospigo, resolvi caminhar por uma trilha em direção ao norte, pois uma construção antiga me chamou atenção.
Para minha surpresa assim que cheguei aos portões daquela antiga construção, descobri que era um mosteiro da Ordem dos Pés Descalços.
Logo aos portões um gentil frei, veio me recepcionar e me levar para o Abade Rococóvisky, que gentilmente foi mostrar-me a cozinha. Mostrou-me a adega e depois me mostrou a cozinha de novo... Passamos pela adega e me conduziu até um jardim onde havia alguns bancos em que os freis sentavam, liam , oravam e bebiam, bebiam e oravam...Ai iniciou a conversa:
- A terra de Gorobixaba é rica, aqui se plantando tudo dá. Temos uva  cevada, cevada e trigo. O diretor do Hospigo Ricardóvisky nos cede uma parte da terra do Hospigo para plantio, assim temos cerveja e vinho, comida e oração, não precisamos de mais nada.
Continuou o abade:
- Vivemos aqui isolados, só tendo contato com o Hospigo.E algumas vezes vamos a  cidade para vender um pouco da produção excedente. A cachaça de frei Bebão, é apreciada até por Sir Aleixenko Oitavo, diz ser feita por mãos divinas. Semana que vem começa a colheita da mandioca. Os freis saem em segredo para vendê-las, é só passarem na frente do PUMUGO, que as meninas ficam loucas com a mandioca dos freis. Não sobra uma...
Outro fato curioso que aconteceu aqui, outro dia o fazendeiro Folgadanio, um desafeto nosso, deixou um burro morto aqui na porta do mosteiro, pobre animal. Mas aquele corpo não podia ficar ali, então fui procura-lo para que tomasse as devidas providências, sepultando a pobre criatura. Assim que o vi fui dizendo:
- Prezado senhor, vim aqui por causa do burro que está morto na porta do mosteiro.
O fazendeiro respondeu:
- Não é obrigação do senhor cuidar dos mortos?
Eu respondi:
- Claro, e como primeira providência vim avisar a família.
Com esse relato acabou minha visita, mas o Abade Rococóvisky me contou que seus freis vão tentar levar luz a toda a corte. Abrindo as portas do mosteiro, participando mais da corte, então vamos ter mais noticias deles em breve.
 

Deus salve a Rainha e lhe dê paciencia para nos aguentar!
 
 NAYROVA BENEUYENUSTSKY,
Ministra das Crônicas do Reino de Gorobixaba



I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I.I

Interação da poetisa HULL DE LA FUENTE


Cara ministra das Crônicas, amei seu texto e por que não dizer os freis do Hospigo. A leitura trouxe-me à memoria um querido conhecido e poeta, FREI DIMÃO. Deixo-lhe, em contribuição, uma quadra que fiz para esse amigo, tão religioso:

Frei Dimão já está salvo
converteu Nágila Deira
com seu porte alto e calvo
tranformou-a numa freira.

Um grande abraço,
 
Corte de Gorobixaba
Enviado por Corte de Gorobixaba em 04/09/2013
Reeditado em 06/09/2013
Código do texto: T4467285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.