Eu não tenho o elixir da felicidade, mas tomo (simbolicamente) um gole dele diariamente!

O homem, ser criado à imagem e semelhança de Deus (conforme é exposto na Bíblia), tem lá seus ímpetos e comportamentos mais estranhos e esquisitos que já pude ver.

Imagine mergulhar nas ondas mentais do homem.

Que viagem! Uma grande viagem!

Encontrei, coincidentemente, numa fila de banco, uma pessoa tão desesperada, tão atordoada, que acabei mudando toda a minha agenda daquele restinho de tarde para gastar tempo ouvindo-a.

Aquela mulher estava tão desnorteada, tão atarantada... Era tanta luta interior, tanta incompreensão, tanta falta de consideração de algumas pessoas próximas dela, tanta insensatez, que fiquei comovida com sua história de vida e resolvi alterar radicalmente minha agenda e ir lanchar com ela num shopping pertinho de onde estávamos. Esse meu hábito de 'dar um jeitinho na vida alheia' faz parte do meu caráter e vive comigo há anos.

Dessa feita, escutei tudo o que ela tinha a dizer, pedi para ela respirar fundo, não ver gigantes onde não havia, e nem enaltecer seus problemas, pois se ela começasse a se desapegar de alguns costumes e algumas práticas rotineiras, fatalmente viveria bem melhor.

Em certa ocasião, ousei e falei: Não espere grandes coisas de pequenas pessoas. Pare de investir nas pessoas esperando um retorno. Muitas vezes eles nunca vêm, portanto, faça o bem, mas não aguarde retorno, muito menos agradecimentos e nem recompensas.

Parafraseei um sábio escritor e disse: Planta tuas rosas, rega teu jardim, colhe tuas rosas, segue teu caminho (grifo nosso)...

Ela falava e eu dizia: Fale mais! Diga tudo! Solte suas 'feras' que eu te ouço, não te discrimino e nem te julgo, apenas quero te ajudar! Conte comigo!

Sabe, caro leitor, são estas palavras que muita gente quer escutar hoje em dia. Ninguém tem tempo para ouvir ninguém. As pessoas estão tão ocupadas consigo mesmas que vivem num mundinho particular proibindo a entrada de quem quer que seja.

O resultado disto é uma massificação dos mais variados transtornos. Claro, onde falta diálogo, interação, parceria, é lógico, óbvio, que há desassossego.

Finalizando, sei que não sou lá a pessoa mais indicada para orientar pessoas desestabilizadas emocionalmente, até porque nem sou psicóloga, nem psiquiatra, nem algo afim, mas que, pelo menos aquela moça saiu mais serena e tranquila, cheia de planos, há, ela saiu.

Ganhei meu dia!

Perdi algum dinheiro, pois deixei de atender uma pessoa, mas fiquei mais virtuosa, humana e atenta com as ciladas da vida, vez que a história dela é bem diversa da minha, então aprendi bastante com aquele diálogo.

Isto me basta!

Ops, é importante que fique bem claro que eu não tenho o elixir da felicidade, mas tomo (simbolicamente) um gole dele diariamente!

Viver bem é questão de estratégia! O problema é que as pessoas complicam demais!

Duro é aprender a viver, mas depois que se aprende... é só festa!

Celebre a vida!

Contos e Encantos
Enviado por Contos e Encantos em 30/08/2013
Reeditado em 31/08/2013
Código do texto: T4459549
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.