Desfile de 7 de setembro
Veja também UMA INESQUECÍVEL AULA DE MATEMATICA http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4459423
Você sabia que os alunos do Alinor Vieira Corte nos anos 80 já saiam as ruas? Mas para protestar contra a corrupção, para a melhoria da educação, saúde e qualidade de vida, você pode estar se perguntando? Eu responderia: - não!!!
Quando eu estava no primário, todos os alunos saiam as ruas para desfilar nas comemorações do 7 de setembro.
Toda sociedade e as autoridades municipais ansiosamente esperavam o desfile do Colégio Estadual Alinor Vieira Corte. A cidade inteira parava para ver o desfile. Claro, era feriado!
Para quem não lembra ou gazeou a aula de história, no dia 7 de setembro é comemorado dia da independência.
Os ensaios para o desfile cívico iniciavam-se com meses de antecedência. Primeiro os integrantes da fanfarra, com seus instrumentos de percussão e sopro.
Algum tempo depois, o ensaio era para o restante dos alunos. As professoras eram responsáveis pela organização de suas turmas. E que não devia ser fácil colocar em fila a molecada separando por tamanhos, os maiores na frente e os outros de forma decrescente até chegar nos "menorzinhos", lá no final do "pelotão".
Várias semanas ensaiando pelas ruas de terra do bairro para acertar o ritmo do passo ao som da fanfarra escolar. Para alguns era festa, para outros uma tortura. E não era fácil acertar o pé direito com a batida forte do bumbo. Ou era o pé esquerdo?. Dá-lhe recomendação das professoras irritadas e as vezes alguns puxões de orelha e outras reprimendas:
- olha pra frente Valdir!
- Dicléia e Luciamara, chega de conversa!
- Jaime, mantenha a distância do colega da frente!
- "prestatenção" Valentin... você não viu as pedras??
- a batida é com o pé direito Terezinho! pé direitooooo!
- Douglas que que você tá fazendo aí??... espere a sua turma!!!
As professoras se viam loucas para ensinar o ritmo militar e colocar em sintonia o "pelotão". Haja paciência!. Será que ganhavam adicional para ensinar a marchar?.
Depois das várias semanas ensaiando, tudo pronto. O desfile era de manhã, e tinhamos que chegar cedo no colégio. Nossos pais se sacrificavam para poder comprar o uniforme para o 7 de setembro. Para eles, era um orgulho ver os filhos desfilando. Aquele sentido de patriotismo. O uniforme para o desfile era calça azul marinho para os piás, para as meninas vestido na mesma cor. No pé as famosas "congas" e a camisa era cor de rosa. É, eu sei, você vai perguntar por que camisa cor de rosa? Eu não sei, mas quem souber pode responder.
E complementava a indumentária de desfile, um lindo crachá. No crachá fundo branco constava o número "7", estiloso com 3 ou 4 listras alternando o verde e o amarelo. Será que o crachá era imposto pela ditadura militar reinante na época? Bom, eu era pequeno, e tenho como provar que era pequeno, pois era o último da fileira do pelotão, e não entendia destas coisas naquele momento.
No desfile, tudo ocorria dentro das conformidades e do previsto. Os alunos todos em sintonia e no ritmo da batida da fanfarra?. Claro que não era bem assim.
Fim do desfile para o nosso "pelotão". Esperavamos nossos amigos do bairro e saíamos todos correndo em disparada.
Porque saiam correndo em disparada?
Para comer as sobras dos pedaços de cuque que eram distribuídos para os alunos não passarem fome durante o desfile.