A Dona

A Dona

- Cara, você não sabe quem eu conheci... A dona da XYZPlusUltra1.000, a maior agencia de publicidade do país. Ela viu teu currículo e quer te contratar.

- Pra fazer o que?

- Gestor de Maquiagem de Noticias. É um empregão. Você ganha 100 mil reais por mês, fora as mordomias, pra colocar “Ok” num pedaço de papel. Por exemplo, algum abelhudo descobre que em 2006, uma empresa belga comprou uma refinaria falida no Texas por US$ 42 milhões. Poucos meses depois essa empresa vendeu essa refinaria por US$ 1,2 bilhão. Adivinhe quem foi o feliz comprador? A Petrobrás.

- E o que é que eu faço?

- Ora, você vê um troço desses, coloca “Ok”, vamos dizer, no rodapé e manda pros maquiadores, que vão fazer um belo filme dizendo que está tudo “Ok”.

- Você tem certeza que isso aí não vai dar galho? Ouvi falar umas coisas sobre o Mercado Financeiro e a...

- Certeza absoluta – interrompe o outro – não te falei que eu conheci a dona? Olha, vou te dar mais um exemplo, pegando a sua ideia: O Mercado Financeiro, que não é controlado ou subornado por ninguém, começou a perceber que empresa é, de fato, a Petrobras e sua avaliação não para de cair. O Mercado, e os investidores, perceberam que a empresa está sendo manipulada com intuitos puramente políticos, ou como “cabides de empregos”.

- Isso não é bom... mas o que é que eu faço?

- De novo, criatura?!! Simples, você lê um negocio desses e coloca “Ok”.

- Daí os caras fazem um filme...é isso?

- Isso mesmo, falei pra ela que você era inteligente.

- Ela quem?

- A dona. Mas você tem que estar esperto com o seu “Ok”, porque outros abelhudos vão levantar outras querelas.

- Tipo o que?

- Bom, tão logo você chegar na sua super sala, com seu super salario, irão surgir coisas como: na Argentina a gasolina é vendida nos postos a aproximadamente o equivalente a R$ 0,98 o litro (aqui você sabe que pagamos em média R$ 2,80). Como acontece isso?

A Petrobrás exporta para a Argentina gasolina a R$ 0,65. Detalhe: gasolina limpa, sem misturas com álcool ou outros aditivos. Bem, esse é apenas um exemplo, posso te dar outro: o balanço da Petrobrás de 2012 apresenta um Passivo a Pagar de R$ 332,3 bilhões, tendo apenas como Ativo Realizável R$ 118,1 bilhões. Ou seja, a Petrobrás deve três vezes o que tem em caixa.

- E tudo o que eu preciso fazer é colocar um “Ok”?

- Exato. Daí eles fazem filmes e fica tudo “Ok”.

- Não posso.

- Como não pode? Está louco?!!

- É tentador, mas... minha dona não deixaria.

- Ué? E quem é sua dona?

- Minha alma.

Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 29/08/2013
Código do texto: T4458198
Classificação de conteúdo: seguro