A MENINA E A POMBA

O  lugar poderia ter se transformado em um imenso e triste mausoléu. E no entanto lá está ele, com belos jardins com mais de 400 árvores de carvalhos brancos  crescendo, um gramado muito bem cuidado, com confortáveis áreas de descanço para os visitantes.
Ali, uma cena chamou-me a atenção, e fez-me pensar. Uma menina corria alegre, atrás de uma pomba.

A cena encantou-me, pela mensagem que consegui captar dela: Pombas são símbolos da paz. Crianças, o são da esperança.
E creio que foi demonstrando uma força interiror imensa, que o local dos atentados de 11 de setembro de 2001. Hoje, transformou-se em um encantado recanto. Projetado pelos arquitetos Michael Arad  e Peter Walker. O projeto foi escolhido por meio de um concurso internacional que recebeu 5.201 propostas de 63 países.

O local tem como ponto principal, duas imensas piscinas que foram construídas nas áreas onde antes existiam as Torres Gêmeas. 
A água, que corre de forma tranquila, deu-me a sensação de renovação, esperança, de que quem sabe, um dia possa a terra ser uma ilha de paz.
Por agora, o triste episódio é lembrando no parapeito que há ao redor das imensas piscinas, onde estão gravados os nomes das quase 3.000 vitímas, do atentado.

Caminhei pelos lindos jardins, sentei-me em um banco para admirar a beleza arquitetônica da imensa torre do novo WTC, com seus 541 metos de altura, a mais alta dos Estados Unidos, e as outras torres do complexo, que são tão belas quanto, e deu-me a impressão de estar vivendo em um mudo futurista.
Mas, logo despertei, dessa sensação ao lembrar dos recentes acontecimentos em Damasco, onde cenas que chocam até o mais frio dos mortais, me deixa ver que essa ilha de paz, está longe, por enquanto, da terra. 

Porém, a cena da alegre menininha, correndo atrás da pombinha, na esperança ingênua de conseguir pegá-la, ficou guardada em meu coração.
Um dia quem sabe? Não haverá paz suficiente dentro de cada um de nós, para que ela transite farta no coletivo?


(Imagem:Lenapena-  Jardins do Memorial do 11 de Setembro)

 
Lenapena
Enviado por Lenapena em 29/08/2013
Reeditado em 29/08/2013
Código do texto: T4456990
Classificação de conteúdo: seguro