O QUE SERÁ SIMPATIA?
O QUE SERÁ SIMPATIA?
Alguém saberá o que é, o que vale, o que representa a simpatia?
Podemos ter talento, beleza, sorte, tudo mesmo; ainda assim poderemos conquistar, triunfar e dominar, se possuirmos simpatia.
É uma coisa misteriosa, que nasce conosco, da qual não podemos nos separar, ainda que o quiséssemos. É o que levamos aderido à ação do espírito, que intervém em nosso riso, na palavra, em nosso movimento, e que, se pretendermos analisá-lo, não saberemos onde está nem aonde vem.
É um encanto sereno e plácido, que se encontra mais na humildade do que na altivez, na simplicidade mais do que no orgulho, no ser comunicativo mais do que no reservado.
A pessoa simpática se interessará pelo no que diz respeito. Não falará dela mesma, mas escutará a confidência alheia e colocará o coração, a palavra, a ação eficaz, as mãos, todo o seu fervor, no que se refere aos outros.
Realizará tudo com uma naturalidade simples e generosa.
O simpático não é indiscreto, muito menos irônico ou egoísta.
O simpático é aquele a quem se perdoa ser rico, e a quem se desculpa ser pobre.
Pobre ou rico, professor ou estudante, universitário, magistrado ou político, cientista ou operário, homem ou mulher-quanto à questão SIMPATIA, os valores são os mesmos.
SIMPATIA é o encanto que vive em nós e que nunca nos lembramos de agradecer, embora seja na realidade, o verdadeiro e um dos transmissores de sorte, com que a vida nos mune e recompensa.
Curitiba, 2002.
Página inserida no livro da autora-
Quando florescem os cafezais
Dinah Lunardelli Salomon