“O Gigante acordou, mas continua sonolento.”

Vivemos nos últimos meses uma grande onda de descontentamento do povo brasileiro para com a situação político-econômica. Corrupção, gastos com a Copa, saúde precária, educação péssima, entre outros temas, estão cada vez mais nos gritos desesperados dos manifestantes.

Tudo começou nos “20 centavos”, que foi o aumento das passagens de ônibus nas capitais. Foi o estopim, a gota d’água. Muitos manifestantes, de outras causas, antes ignorados, foram ouvidos e se juntaram à massa popular. A juventude entrou de cabeça por meio das redes sociais. Os gritos de “vem pra rua”, “o Gigante acordou”, entre tantos, ecoavam. Recebemos apoio de outros países na mesma situação. O país tinha tudo para fazer história(e estava fazendo), até que...

...A situação saiu do controle. Violência de ambos os lados, vandalismo, quebra-quebra, trocas de acusações, etc., somados à manipulação da mídia nacional, mancharam os protestos e as pessoas que até então iam pra gritar pelos seus direitos. Tudo ia bem, mas havia protestantes que queriam briga. E conseguiram. E a mídia nacional se voltou para eles, distorcendo toda a realidade. Pouco a pouco os gritos foram diminuindo. Ainda há vozes ecoando desesperadamente, mas não tanto quanto antes. Parece que parou nos “20 centavos”.

Ainda sim precisamos continuar gritando por nossos direitos. Já conseguimos muito com eles, porém precisamos mais ainda. Mas para que essa grande manifestação popular vista há tempos seja de fato “a mudança”, que ela seja arrastada às urnas em 2014, escolhendo pessoas sérias, limpas e corretas. Enquanto isso não acontecer, nada disso adianta.

“O Gigante acordou, mas continua sonolento.”