SENTA EM UM BANQUINHO E PENSE

As pessoas vivem em busca de felicidade. Substantivo simples que possui pernas. Ela pode ser tocada, você pode olhar nos olhos dela, mas não pode detê-la em suas mãos como pássaro cativo. Fome, sede e felicidade vem e voltam a todo tempo. Não há como saciar nenhuma delas o suficiente. Felicidade então é orgânico, isso!

O seu organismo produz uma substância que causa sensação de extremo bem-estar. Essa sensação é então felicidade e ocorre quando se mata as suas fomes e as suas sedes. Há fomes diversas, há sedes diversas. Sirva-se de arroz e feijão, conforme for o seu mundo só esses dois ingredientes darão felicidade a você, mas haverá quem precise de acrescentar caviar. Pronto! Morreu a fome do corpo e isso gerou felicidade. Sirva-se de água e essa gerará felicidade, mas para outros será necessário um vinho tinto. Ambos foram geradores de felicidade. Em poucas horas a felicidade vai embora, eu já disse que ela tem pernas, em poucas horas haverá fome e sede novamente.

Haveria um grande truque para se eleger as sensações exatas das nossas outras fomes e sedes? Vi ao longo da avenida na tarde fria e chuvosa um bêbado caminhando entre os carros despreocupadamente. Nenhum outro rosto da multidão capturou a minha atenção, observei apenas que era um conjunto de semblantes fechados, apressados e que predominava nas roupas os tons cinzas, tons escuros como os próprios pedestres. Já o bêbado, esse vestia uma camisa vermelha, calção florido e pés descalços, andar despreocupado tocando as poças de água, braços soltos que gesticulavam uma sensação de felicidade enquanto ele cantava bem alto. Foi o único show digno da minha atenção nesse quadro monótono e previsível da avenida. O bêbado foi embora, a felicidade andou...

Vi jovens comemorando o resultado do vestibular. Aquela expressão é quase inexplicável, só é possível ser fiel à descrição através de uma foto que capturasse também a imagem da alma deles naquele instante. Alma? Ah, alma quer dizer o que há dentro deles além do que vejo. Esse é o meu conceito de alma nesse texto e na vida. E por falar em alma, sempre tenho uma pequenina dúvida: se alma existe de que tamanho ela é e de que cor?

Mas voltando à felicidade dos estudantes aprovados, uma coisa é fácil de constatar, no decorrer do curso terão semblantes mais carregados, bem diferentes do que os que tinham até então. Serão avaliados, serão cobrados, haverá competitividade, privação de sono a medida que se acumulam deveres e disciplinas. Hum, e a felicidade? Ah, andou. Está lá na frente.

Felicidade para o sertanejo é a chuva, essa porém causa medo nas periferias de grandes metrópoles. Em um caso a chuva é vida e em outro a chuva é morte. Uma loteria.

Hoje um menino chinês de seis anos teve os dois olhos arrancados por traficantes de órgãos. A mãe dele a princípio pensou que ele havia levado um tombo, mas logo viu que ele estava sem os dois globos oculares. Bem, eu não ousaria pensar o que é felicidade nesse caso. Posso até arriscar dizer que ela andou para muito, mas muito longe ou mesmo fugiu para sempre. Vai depender se o garoto se tornará um grande compositor, um grande bailarino ou grande em qualquer opção que leve a superação. No meu caso seria certo dizer que a felicidade fugiu para sempre com os olhos arrancados.

Não há felicidade para todos os dias da vida, como bem durável. Ela é algo que se conquista para instantes. Deve valer muito, pois o homem passa a vida falando no quanto a deseja, então acho que vale mais que diamantes. Será?

Bom diamantes são sim valiosos mas a exemplo do caso do menino chinês, não comprariam para ele olhos que lhe permitissem ver o mundo de novo, o rosto da mãe e seus futuros filhos e netos.

Acho que se deve produzir felicidade por dia. Um dia, uma felicidade. O dia passa bem rápido em relação ao futuro. Essa corrida pela felicidade que acreditam estar mais adiante, é mais longa e como eu já disse que ela tem pernas, pode ser que não se alcance. Mas como o dia é bem menor, se voce se dedica a algo que vai lhe deixar olhando na face dela, ainda que ela fuja depois, não importa, pois o dia seguinte está bem próximo e voce fará isso de novo e de novo e de novo...

Simone Stone
Enviado por Simone Stone em 27/08/2013
Código do texto: T4454579
Classificação de conteúdo: seguro