A Necessidade de Contato com a “Real” Realidade
Muitas vezes nos deparamos com situações em nossas vidas que são difíceis de serem aceitas, mas que precisam ser vivenciadas na sua mais ampla verdade, doa o que doer. Por qual motivo me sinto hoje com necessidade de escrever sobre isso? Muito simples a resposta, hoje estou diante de uma difícil realidade profissional, e também por uma questão de personalidade, pois a minha é do tipo que a pancada pode ser forte, mas bata que eu vou segurar a onda, mesmo sob lágrimas.
Tentando ir direto ao assunto, sempre agi de uma maneira clara com a vida, não gosto de máscaras, detesto mentiras, adoro as duras verdades ditas com generosidade, acredito que a sinceridade é a melhor forma de situar uma pessoa na vida. Não concordo quando ouço as pessoas dizerem que sinceridade demais magoa e que não é necessário falarmos a verdade para um doente. Acho que qualquer pessoa tem o direito de saber em qual estado se encontra. A falta de verdade muitas vezes acarreta na falta da conduta adequada por parte da pessoa, por parte de um doente. Se uma pessoa é diabética, logicamente não pode comer doce habitualmente, o que tem demais alertar a pessoa sobre a sua conduta inadequada, isso é magoar ou tentar fazer com que ela prolongue os seus dias nesta vida?
Na minha época de faculdade tinha uma amiga que até hoje mantemos amizade, que ficou muito zangada comigo na época, pois ao pedir a minha opinião sobre um determinado assunto, eu falei o que achava com toda a minha sinceridade, e ela ficou chateada com a minha opinião. E claramente demonstrou isso na hora. Mas alguns anos depois ela mesma me procurou para dizer que eu estava certa e que tinha acontecido exatamente como eu opinei, e que ela não ficou pior na situação, pois ela mesma sem aceitar a “minha” verdade, ficou prevenida para essa possibilidade. E foi maravilhoso quando ela me agradeceu e me pediu desculpas pelo seu procedimento.
Daí não entender a dificuldade que as pessoas têm de serem verdadeiras. Dizer a verdade não representa agressividade e sim generosidade. Quantas pessoas precisam ouvir certas verdades para terem uma mudança benéfica em suas vidas. Mas se não forem ditas, como poderão mudar. Precisamos aprender que a realidade é sempre mais poderosa do que nós, e não adianta tentar fugir, ela bate a nossa porta, senta na nossa sala e entra na nossa vida sem pedir licença. Daí é uma questão de aceitação e de luta para mudar as realidades indesejadas.