Em defesa do Futebol

Hoje li novamente aquela velha blasfêmia de que futebol "é um monte de homens correndo atrás de uma bola". Quase instantaneamente lembrei-me de um desses vídeos "virais" que circulam pela internet, no qual Caetano Veloso manifesta-se enfaticamente à respeito da burrice de alguém.

Por outro lado, procurei entender a justificativa de tal afirmação. Concluí que se trata, realmente, de burrice.

Julgar um esporte, qualquer que seja, resumindo-o ao simples movimento corporal dos atletas é uma baixa forma de ignorância.

Vou dar alguns exemplos: atletismo seria correr em círculos, arremessar objetos e pular na areia; natação seria brincar na piscina; vôlei é arremessar uma bola para lá e de volta, assim como tênis; fórmula 1 é dirigir acima da velocidade; mma é ficar se batendo e surfe é ir para a praia.

Fazer tais afirmações parece ridículo, e é. Ridículo, burro e injusto.

O esforço, tempo, dedicação e motivação que se fazem necessários para correr atrás de uma bola, dirigir acima do limite de velocidade ou ficar se batendo, por exemplo, é extremamente maior do que o feito para elaborar tais sentenças, como diria Caetano, burras.

Digo isso pois sou fã do futebol, como o bom corintiano que sou. Posso afirmar, com prioridade de quem acompanha o esporte por uns quinze anos, que não se trata de correr atrás de uma bola.

Como todo esporte, possui tática, técnica, estratégia, esforço, talento, dedicação para no fim, culminar em paixão. Nem todo esporte pode agradar e nenhum esporte agrada a todos, mas falar determinadas coisas é burrice.

Simplesmente burrice.

O Fantasma Silva
Enviado por O Fantasma Silva em 27/08/2013
Código do texto: T4453853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.