Audácia Lexical

Muitos não sabem , mas o meu passatempo preferido e ler o dicionário. É uma distração que me faz descobrir muitas palavras , seja para enriquecer o meu vocabulário, para eu que não repeta palavras. Tinha uma brincadeira aqui em casa que fazíamos muito que era “adivinhar o significado da palavra” e sim, gostávamos muito. Mas também descobri que assim como a roupa, o cabelo, temos também algumas palavras que fazem parte de um tempo.

Quando descobri o verdadeiro significado da “reciprocidade” , falava muito e abandonei o “ vise e versa”: era recíproco pra cá, recíproco pra lá....Até surgir a palavra “ metafísico “ na minha vida. Toda figura estranha que eu via na rua eu chamava de “ visão metafísica”.

Mas atualmente (..e já há algum tempo) existe uma palavra que eu adoro usar: a palavra “catarse”. AMO essa palavra. Acho o significado dela muito Eu, muito a favor do momento em que eu vivo. Pois bem , significado de CATARSE no dicionário Aurélio: Purgação, purificação. É claro que está no modo singelo, didático de dizer essa palavra. Mas na verdade, a catarse é o clímax, é o caminho absurdamente barulhento de se chegar a purificação. A catarse, não é oito e muito menos oitenta, ela é oitocentos mil. É radical é tenso, seja pro bem ou pro mal.

Amar em catarse é morrer de amor, ter prazer em catarse é ter orgasmos múltiplos . Brigar em catarse é quase matar para, consequentemente, chegar ao auge, a purificação. E eu , muito pós adolescência , não gosto muito de coisas mais ou menos mesmo.

Eu não sei bem ao certo , mas essa palavra deveria ser usada e muito na geração do romantismo , que era considerada “ o mal do século” onde o amor romântico era idealizado e o morrer de amor era praticado ao pé da letra. Não sou muito romântica, e estou na catarse da tranquilidade , mas acho essa palavra forte, linda e muito , mas muito romântica.

Enfim, passar o tempo lendo dicionário tem lá as suas vantagens , para alguns pode ser mesmo coisa de quem não tem o que fazer...Mas tem sim , muito a escrever.

Priscila Rezende
Enviado por Priscila Rezende em 26/08/2013
Código do texto: T4451741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.