Alma yorubá

Será que se não tivesse acontecido o golpe militar de 1964, o Brasil teria seguido o caminho comunista? Em nenhum país no qual foi implantado o socialismo, os resultados foram melhores do que os capitalistas. Mesmo em Cuba, dentre as coisas boas, criou-se um poder duro e sanguinário; que fez não valer a pena a busca da igualdade pelo totalitarismo. Esse negócio de existir apenas um jornal em um país e esse jornal pertencer ao governo, é uma ideia, no mínimo, muito perigosa e impraticável. A ideia socialista de direitos iguais é, utopicamente interessante, mas esbarra em um problema crônico: As pessoas não querem que outras decidam por elas em nenhuma faceta de suas vidas, mesmo em busca da famigerada igualdade. Talvez este seja o querer mais dileto do ser humano: A igualdade conseguida pela própria liberdade de ação. Sem interferência de pessoas as quais não foram deliberadamente escolhidas para essa função. O que teríamos feito com a nossa alma "yorubá", livre e alegre, em uma situação dessas?

O socialismo indígena é o único que funcionou, mas nós fomos até lá e impusemos o cristianismo às tribos e tudo foi por água a baixo.

carlinhos matogrosso
Enviado por carlinhos matogrosso em 25/08/2013
Código do texto: T4450918
Classificação de conteúdo: seguro