O RETORNO DOS POETAS.

A poesia sempre esteve distante da razão. Não poderia ser de outra forma. No vestíbulo do século XIX, Jane Austin dá nascimento ao seu “RAZÃO E SENSIBILIDADE”.

Homens e mulheres, então, não precisariam mais recorrer a processos filosóficos para saberem de si mesmos, bastava saber ler. Atribuir a Kant ou responsabilizá-lo por este desfecho seria injusto. Destacar da filosofia a melhor forma de compreensão e abrir mais a porta ao imaginário.

Os românticos, no caso poetas, tomaram a si aquela tarefa tão decantada de um destino caprichoso que encerrasse uma revelação. A alma passava a dominar o calor das emoções. Mas para saber ler, bastava saber ler, processo difícil, pois ler é compreender, e definir-se, em sentimento propagado. Para isso há que existir o veículo que faz a ponte do sentimento, compreensão, como na leitura. Era preciso reconhecer a “CRÍTICA DO JUÍZO” de Kant como ponto de partida ligando no homem sentimento e razão.

A razão põe de lado o princípio da repressão dos prazeres.

Mas não podia sonhar Kant com a pletora desgarrada da poesia envolvida em passeata da vontade que grita em desrazão quando foge da própria razão e de seu veículo, a leitura que compreende. Não se pode incentivar o que não nasceu nem matar o que não viveu.

A Crítica do Juízo reside nesse espaço vazio imaginado por Kant, no "Retorno dos Poetas", onde (condicional) se situaria pelo sentimento mais elástico da poesia a explicação racional de um sentimento maior que por saber ler a alma edifica construindo de forma crítica a razão.

Para ler em sentido amplo é preciso várias leituras.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 20/08/2013
Código do texto: T4443562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.