QUEM CALA CONSENTE?
Por Carlos Sena


O silêncio, segundo dizem, é confissão. Porque quem cala consente! Engano. O silencio é a coisa mais comprometida com a surdina que até dá medo. Porque quem cala pode consentir, mas quem consente também pode não calar. Por trás do silêncio se escondem as maiores frustrações, pois muitos são os que querem passar por sábio se escondendo no seu silêncio. Porque esse é o silêncio enganaDOR. Posto que da dor o grito é o que liberta, o choro é o que conforta e o silêncio nos confina na mais conflitantes suposições não só do que se é mas, do que poderia ter sido, mas não foi. Não foi porque muitos deixam  se levar pelas suas incapacidades interiores e morrem na "tuia"... Porque morrer na "tuia" é o consolo dos fracos, daqueles que, por não terem coragem para a vida, preferem fingir que vivem nos seus recônditos silêncios. Para viver nesses conceitos equivocados de psicologia de Almanaque do Biotônico Fontoura, muitos preferem se esconder nas sacristias mofadas pelos pecados que se contam em silêncio nos confessionários... Assim, se iludem pela crença de que Deus está dos seus lados, esquecendo que Deus é Libertação e condena julgamentos intempestivos.
Quem cala consente: consente a depressão. Consente a cumplicidade com o acaso. Consente acima de tudo a solidão...