Você já comeu na panela, no restaurante?
 


Meu marido, meu filho e eu chegamos em Valencia no final do dia. Para jantar, recomendaram-nos um restaurante especializado em paella valenciana. O lugar era pequeno e como todas as mesas no seu interior estavam ocupadas, tivemos que nos contentar com uma mesinha do lado de fora, numa ruela, o que não nos pareceu muito agradável, mas estávamos com fome e curiosos para experimentar a especialidade. Enquanto esperávamos, o que demorou um pouco, degustamos alguns petiscos e azeitonas. Nesse ínterim, vimos chegar a outras pessoas a paella servida em frigideiras individuais e pensamos que a nossa viesse assim também. Ficamos surpresos quando o garçom apareceu com uma enorme frigideira que mal cabia na mesa e foi dizendo ‘Aqui estão as três juntas, vocês devem comer na própria panela, é a moda da casa’, como se fosse a coisa mais natural do mundo! Pensamos em pedir pratos, mas ali não havia lugar para eles. O jeito foi cada um pegar seu garfo e iniciar a exótica refeição. A paella estava ótima e rimos muito enquanto comíamos, cada qual delimitando sua porção para que os outros não invadissem. Já pensou se fôssemos três pessoas que não tivessem a menor intimidade?... Ao final, choramos de tanto rir ao nos imaginar feito cachorros comendo na mesma tigela! Nem os nossos aqui de casa comem a ração deles assim, cada um tem o seu ‘pratinho’.

Tenho certeza de que o pessoal do restaurante inventou naquela hora a tal ‘moda da casa’ porque já era tarde e eles queriam encerrar logo o expediente. Prepararam as três paellas na mesma frigideira e se livraram de mais pratos sujos.

Agora estou até pensando em inovar quando tiver convidados para almoçar. Vou usar a mesma tática, a moda valenciana. Assim terei menos louça pra lavar he he he...